Apresentado na feira, o recém-criado Sintrilhas impulsiona o segmento ecológico, um dos maiores atrativos do país
O Ministério do Turismo apresenta, na 53ª ABAV Expo, em São Paulo, as trilhas de longo curso como uma nova forma de conhecer a natureza brasileira. Em um espaço temático e interativo sobre o Sistema Nacional de Trilhas (Sintrilhas), a pasta exibe as rotas integradas do país para agentes de viagens e operadores, estimulando sua inclusão na oferta de atrativos dos destinos.
Criado em junho deste ano, com decreto assinado no Palácio do Planalto, o Sintrilhas transforma essas caminhadas em atrativos turísticos oficiais e ajuda a proteger o meio ambiente. O projeto é tocado em conjunto por MTur, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Hoje, a rede já conta com 22 trilhas oficiais e mais de 7 mil quilômetros de percursos sinalizados, que passam por 184 cidades brasileiras.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a ideia é fazer da preservação ambiental um motor para a economia das regiões onde as rotas estão localizadas. “Quando estruturamos uma trilha, estamos colocando recurso na veia da economia local. Fortalecemos a pousada familiar, o pequeno restaurante, o guia e o artesão. Turismo bom é aquele que protege a natureza, gera emprego, distribui renda e melhora a vida das pessoas”, destaca.
Vitrine
O espaço do Ministério na feira tem placas e fotos de paisagens, que convidam o público a conhecer os caminhos e registrar o momento. O local usa pegadas amarelas e pretas, a mesma marca visual que orienta os turistas nas trilhas. Além disso, um QR Code instalado no painel permite aos visitantes consultar os mapas e informações detalhadas do Sintrilhas.
Entre os caminhos expostos está a Travessia Guadakan, em Corumbá (MS). Com cerca de 30 quilômetros, o trajeto é um mergulho direto nas belezas do Pantanal. O nome é uma homenagem ao povo indígena Guató.
No Rio Grande do Sul, a Trilha Caminhos do Pampa forma um circuito de 360 quilômetros. O viajante cruza campos nativos e as margens do Rio Ibirapuitã, conhecendo de perto as tradições e a natureza típica da região.
A Transmantiqueira liga as serras de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A rota passa por mais de 40 municípios e revela a cultura e as paisagens da Serra da Mantiqueira.
Já a Trilha Caminhos da Ibiapaba, entre Ceará e Piauí, liga os parques nacionais de Ubajara e Sete Cidades. O passeio mistura cenários deslumbrantes com a visita a comunidades que vivem no entorno dessas áreas protegidas.
Promoção
O papel do Ministério do Turismo no Sintrilhas é ajudar a organizar, melhorar os serviços e divulgar esses percursos, dando aos viajantes mais e melhores opções de turismo ecológico.
O tema também foi abordado nas palestras do evento (ABAV Talks). Na quarta-feira (30), a secretária-geral da Associação Rede Brasileira de Trilhas, Camila Bassi, participou do painel “Turismo de Natureza”. A conversa tratou de regras de segurança, organização dos parques e de como essas rotas podem melhorar o futuro e a economia das cidades.
Patrocinada pelo Ministério do Turismo, a ABAV Expo – maior feira de viagens da América Latina – segue até esta sexta-feira (2), no Expo Center Norte, em São Paulo.
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




