27.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 9, 2025
spot_img

Apagão recente na Espanha e Portugal acende alerta para imprevistos que podem ocorrer em viagens internacionais

Especialista aponta importância e esclarece papel das agências em casos de emergência extrema

Ao programar uma viagem internacional, alguns turistas priorizam as hospedagens e passagens em promoção, fazendo todos os acertos por conta própria, preocupando-se apenas com os preparativos para o dia da viagem. Alguns até dispensam os seguros de viagem imaginando estar fazendo uma vantajosa economia. Afinal, tudo fica aparentemente mais fácil e menos burocrático sem a intermediação de terceiros. Porém,  se um imprevisto de grandes proporções acontecer nessa viagem, como o “Turista DIY”, ou seja, o viajante que adota a filosofia do “faça você mesmo”, vai lidar com a situação?

O apagão que acometeu Portugal, Espanha e algumas cidades da França no último dia 28 acende um alerta para a importância da assessoria de agentes de turismo experientes em viagens internacionais, principalmente quando o destino for países com culturas consideradas muito diferentes ou divergentes da do viajante. Passar horas sem comunicação, com deslocamento e alimentação comprometidos é um estresse que pode ser mitigado pelo suporte dado pelas agências especializadas.

“Não foram poucos os relatos de turistas presos dentro de trens por horas e a centenas de quilômetros distantes do destino. Conheço viajantes brasileiros que não saberiam como lidar se vivessem todo aquele caos aqui no nosso país, imagine então estando tão longe de casa!”, afirma Beatriz Oliveira, fundadora e CEO da Pervoy Turismo. A empresária, que tem experiência na formação de grupos para destinos como Egito, Turquia e Tailândia, por exemplo, vê no seu dia a dia a importância de o guia falar o mesmo idioma do turista  em países distantes. “É um alento em momentos de crise”, afirma.

Segundo a rede BBC, no dia do apagão, foram registradas cenas de confusão em estações de trem e mais de 500 voos foram cancelados somente na Espanha. Além disso, filas enormes se formaram nos caixas eletrônicos para sacar dinheiro, pois os estabelecimentos não conseguiam registrar pagamentos em cartão. Turistas se viram presos em aeroportos, sem saberem como agir para remarcar passagens ou tentar novas reservas em hotéis.

“Eventos como esse nos ensinam a enxergar além do óbvio, a colocar na conta da viagem também as coisas que a gente não gostaria que acontecessem”, enfatiza Beatriz, que enumera o que precisa ser levado em conta pelo turista ao contratar uma agência para viagens internacionais:

  • Assessoria com documentação: a agência listará toda a documentação necessária para cada destino, que pode incluir comprovantes de vacinas específicos.
  • Suporte em problemas com voos: esse suporte vai desde o monitoramento em conexões até questões como cancelamentos ou mudanças de portão.
  • Auxílio com o idioma: os guias são, no mínimo, bilíngues, o que ajuda na solução de problemas e gestão de crises.
  • Roteiro organizado e sob medida: as agências possuem roteiros que se encaixam para cada perfil de viajante, que não correrá o risco de tentar fazer tudo e não aproveitar nada ou perder atrações por não comprar ingressos antecipados.
  • Conversão de moeda: as agências dão suporte sobre taxas bancárias e ajudam na escolha de melhores conversões.
  • Ajuda em emergências: a agência dá total suporte em casos de necessidade do uso do seguro-viagem, cartão bloqueado e golpes locais sofridos pelo turista, por exemplo.

O apagão do dia 28 de abril já está sendo considerado por especialistas e autoridades como inédito devido à sua escala e impacto simultâneo em todos os setores vitais: energia, transporte, telecomunicações e serviços básicos.

Sobre a Pervoy Turismo

A Pervoy Turismo é uma agência especializada em viagens personalizadas com 10 anos de atuação e que proporciona suporte integral em todas as etapas: antes, durante e após a jornada. Com pacotes nacionais e internacionais ajustados às preferências individuais, a Pervoy também oferece consultoria para clientes com roteiros próprios, auxiliando com dicas e suporte no destino. Seus maiores diferenciais são os grupos de meditação e de imersões, que promovem conexão profunda com a essência do local visitado, aliando viagem ao autoconhecimento.

Informações para imprensa

HUG Comunicação – Assessoria de Imprensa e Conteúdo

Thamiris Rezende | thamiris.rezende@hugcomunicacao.com | (11) 94445-1185

Cynthia Castro | cynthia.c@hugcomunicacao.com | (11) 94804-3895

Variados

- Advertisement -spot_img

Ultimas Notícias