A Delta está avançando em direção à meta de abastecer 10% de sua operação com combustível de aviação sustentável até o final de 2030, assinando um acordo com a fabricante de SAF Gevo que expande significativamente a disponibilidade dessa tecnologia nascente. Por meio do acordo, a Delta espera receber cerca de 75 milhões de galões de SAF anualmente por sete anos, com início previsto para meados de 2026.
“SAF é uma tecnologia existente que é crucial para a indústria atingir suas metas de zero líquido”, disse Pam Fletcher, diretora de sustentabilidade da Delta. “SAF é nossa melhor oportunidade hoje para reduções significativas nas emissões de viagens aéreas, mas o mercado precisa de investimento e engajamento de todas as partes interessadas. Da política federal que o coloca financeiramente no mesmo nível dos combustíveis rodoviários ao amplo interesse corporativo, todas as partes interessadas precisam impulsionar o acesso ao SAF para expandir o mercado e atender às necessidades do setor”.
A Delta precisará garantir 400 milhões de galões por ano até o final de 2030 para cumprir seu compromisso de aquisição de 10% de SAF e aproximadamente 4 bilhões de galões por ano se voar apenas em SAF. No entanto, o mercado continua incipiente devido à oferta limitada e altos custos. Hoje, há apenas SAF disponível no mercado para suportar um dia de operações da Delta em níveis pré-pandemia. Mas a indústria precisa dessa tecnologia para crescer e se desenvolver, pois é a solução mais significativa para reduzir as emissões de carbono da aviação.
“Em nome de toda a equipe da Gevo, quero parabenizar nossos parceiros da Delta por sua liderança em impulsionar continuamente o setor de aviação para emissões líquidas zero. A produção SAF cria empregos bem remunerados na fabricação, melhora a qualidade ambiental para todos e promove oportunidades econômicas rurais para matérias-primas e caminhos”, disse Patrick R. Gruber, Ph.D, CEO da Gevo. “Com as políticas e incentivos corretos em vigor, podemos desbloquear um futuro em que o combustível de aviação sustentável seja uma solução climática viável que beneficie as viagens aéreas e além.”
Em 2021, a Delta comprou mais de 300.000 galões de SAF, colaborando com seus parceiros corporativos para ajudar a expandir o mercado SAF subdesenvolvido.