23.1 C
Brasil
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Aeronaves mais leves e resistentes: o poder dos adesivos

Soluções adesivas são mais resistentes contra impactos, vibrações e temperaturas extremas, fortalecendo a fixação de diversos materiais

A indústria aeroespacial está migrando a produção de aeronaves metálicas para modelos compostos com fibra de carbono. Essa atualização gradativa proporcionou aeronaves muito mais resistentes, leves e seguras em relação às de alumínio.

Os aviões feitos de fibra de carbono podem ser até 30% mais leves comparados às aeronaves metálicas, consumindo menos combustível e transportando maior carga útil. A redução de peso leva a um menor consumo de combustível, exige menor potência do sistema de motores e turbinas e também permite o aumento da carga útil transportada.

O alto desempenho alcançado pelos modelos de fibra de carbono é possível graças a soluções desenvolvidas especialmente para as características dessas aeronaves. As peças fabricadas em materiais compostos têm suas estruturas reforçadas com adesivos industriais aplicados em fixadores mecânicos para assegurar máxima adesão. Os adesivos possuem maior resistência a intempéries e às mais variadas adversidades, protegendo contra fadiga. temperaturas extremas, vibrações e mudanças de pressão.

“Os adesivos trabalham em conjunto com rebites, parafusos e outras estruturas para promover ultra resistência na união de materiais. A cola preenche por completo os espaços das fixações mecânicas, anexando as peças e mantendo-as na mesma posição independentemente das condições do ambiente. A Henkel oferece amplo portfólio para a indústria aeroespacial, seja na produção de filmes adesivos, em adesivos em pasta e outros”, explica Pierre Formanek, coordenador nacional de contas chave de aviação da Henkel.

Sobre os quesitos resistência e segurança de aeronaves, Pierre Formanek exemplifica o comportamento das soluções adesivas. Diferentemente das conexões roscadas metálicas, que concentram sua força em um determinado ponto, o adesivo atua em área muito maior da peça, e por isso oferece mais resistência.

“Vamos supor que duas folhas foram grampeadas. Os pontos de fixação estarão apenas no diâmetro em que as folhas receberam os grampos. Num processo de adesivagem, as duas folhas seriam fixadas em toda sua superfície, uma colada sobre a outra, potencializando sua performance. O mesmo ocorre na aviação”, destaca o profissional da Henkel.

Alta performance na adesão de diversos materiais

Outro diferencial do adesivo na aviação é sua versatilidade. As colas de aviação alcançam máxima performance também na fixação de multi materiais, como, por exemplo, aço com alumínio, materiais compostos com alumínio, plástico com aço, entre outros.

“Sem adesivos não teríamos aviões modernos feitos de carbono, pois seriam muito mais pesados e com pouquíssima funcionalidade. A fixação adesiva consegue unir materiais de diferentes características com maior durabilidade e também é indicada para áreas do avião em que não há necessidade de desmonte”, conclui Pierre Formanek.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles