Foi encerrada nesta terça-feira (7), em Buenos Aires, capital da Argentina, a 25ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT). O evento reuniu 41 países para negócios no setor e atraiu um público de quase 90 mil pessoas, entre visitantes, expositores e representantes de vários segmentos turísticos. A Bahia se destacou entre os estados brasileiros participantes.
Aproximadamente oito mil pessoas passaram pelo estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). Visitantes buscaram informações sobre os atrativos do estado; e profissionais promoveram serviços de hotelaria e de agências de viagens; além da prospecção de voos para destinos baianos das empresas áreas Gol, Latam e Aerolíneas Argentinas.
“Uma parte dos argentinos procura Santa Catarina, por causa da proximidade, mas a maioria prefere a Bahia, que tem uma boa rede hoteleira, fora do padrão all inclusive, e também bons restaurantes no entorno dos hotéis”, relatou o argentino Juan Manuel Fernandez, que administra uma das maiores operadoras de turismo do país portenho.
“Os turistas estrangeiros gastam, em média, 100 dólares por dia, com permanência de uma semana ou mais no destino. Por isso, foi importante esse trabalho do Governo da Bahia para atrair turistas com esse perfil”, pontuou o operador baiano Cláudio Maia.
O coordenador técnico de Promoções da Setur-BA, Pedro Gramacho, ressaltou a importância da presença do órgão na feira. “Participar de um evento como a FIT significa estarmos no contexto mundial de tudo que é discutido atualmente sobre o turismo, em contato com os principais operadores do mercado internacional. De volta a Salvador, vamos fazer um relatório técnico sobre as ações desenvolvidas na Argentina, para a execução de novas atividades promocionais focadas nas 13 zonas turísticas baianas”.