21.7 C
Brasil
domingo, novembro 24, 2024
spot_img

MTur participa do anúncio dos vencedores do Hackatour Cataratas Developers

Disputa tecnológica, apoiada institucionalmente pelo órgão, consagrou projetos com potencial de reforçar o desenvolvimento de destinos turísticos

Foram conhecidos nesta quarta-feira (15.09) os vencedores do Hackatour Cataratas Developers, evento virtual voltado à identificação de inovações em turismo. Organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur), com apoio do Ministério do Turismo, a disputa premiou quatro projetos: Pax 50 (1º colocado), Lynce Soluções Tecnológicas (2º), Conecte Turismo (3º) e NaipiTur (4º). (Acesse aqui a transmissão)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, elogiou o empenho dos participantes em desenvolver soluções na área e destacou os esforços do governo federal no sentido de fomentar a inovação. “Estamos avançando na criação de Destinos Turísticos Inteligentes, e as inovações no setor podem reforçar o trabalho de transformação digital do turismo. Essa é uma ação fundamental para a retomada do setor e a consequente geração de emprego e renda”, frisou.

Pax 50 propôs um aplicativo para passeios guiados de forma não presencial, enquanto a Lynce apresentou um sistema que indica roteiros alternativos, dando visibilidade a micro, pequenos e médios negócios. Já o Conecte Turismo criou uma plataforma que permite a coleta inteligente de dados, proporcionando a avaliação de serviços. A NapiTur, por sua vez, organizou um modelo que leva o turista conhecer a região visitada a partir da vivência de anfitriões locais.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, que acompanhou o anúncio dos vencedores de forma online, celebrou a parceria com o evento. “Espero que o Ministério possa ter colaborado com a melhoria do entendimento das necessidades dos turistas, dos destinos, de toda a engenharia que move e que é movida pelo turismo. Desde já, no que for possível, coloco o Ministério à disposição dos ganhadores”, adiantou.

Os integrantes das equipes responsáveis pelas quatro melhores iniciativas reconhecidas na disputa terão direito a benefícios como prêmios em dinheiro, além de participar de capacitações, consultorias e imersões oferecidas pelo Instituto de Inteligência Artificial Aplicada, a UniAmérica, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR) e o Parque Tecnológico de Itaipu, entre outras vantagens.

O Hackatour, que incluiu webinars, oficinas e workshops, buscou fomentar o empreendedorismo e teve como tema principal “Turismo e Cidades Inteligentes”. A maratona criativa faz parte da programação do Festival das Cataratas, que ocorrerá no início de dezembro, presencialmente, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, durante a Feira de Turismo e Negócios do evento, as equipes responsáveis pelos projetos premiados terão a chance de expor seus produtos.

COLABORAÇÃO – A programação do Hackatour também contou com palestras de representantes do MTur. A diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do órgão, Nicole Facuri, apresentou as tendências do setor. (Acesse aqui) Já a coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos da Coordenação-Geral de Produtos Turísticos do MTur, Bárbara Rangel, abordou o tema Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). (Acesse aqui)

Atualmente, 10 cidades, representando as cinco regiões do Brasil, integram o projeto-piloto de implantação de DTI, promovido pelo MTur: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste). Pioneira no país, a ação busca definir diretrizes e um formato nacional para a criação de destinos do tipo.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles