O sucesso da integração do Alexa veio em um momento crucial, quando o papel da tecnologia e dos consultores de viagens foi fundamental para reconstruir as viagens.
Como uma empresa que está no mercado há 54 anos, a Quo Vadis Travel viu como a tecnologia beneficiou as agências de viagens tradicionais durante alguns dos momentos mais desafiadores e pungentes da história. No Quo Vadis, sempre abraçamos as inovações tecnológicas. Assim como o mundo evoluiu com a tecnologia, nós também.
Em nossos humildes origens, éramos uma agência inteiramente manual, onde nossos agentes faziam as rotas usando um mapa-múndi como guia para fazer um arquivo e calcular a taxa. Hoje, temos acesso online a estoques, tarifas e outras informações para atender o cliente. A cada nova década e momentos cruciais de mudança de vida, evoluímos para servir melhor nossos clientes e prosperar em tempos difíceis.
A pandemia COVID-19 apresentou mais uma oportunidade de implantar tecnologia para tornar as operações de negócios mais eficientes, mas também atender melhor às necessidades em constante mudança de nossos clientes. Durante o auge da pandemia, quando as operações estavam muito baixas, nos concentramos em melhorar os processos integrando mais automação. Usando o Amazon Alexa, começamos a desenvolver tecnologia ativada por voz para que os clientes pesquisem e reservem viagens com apenas alguns comandos e prompts. Chamado de Myvoicetravel, aproveitamos o Amadeus Web Services para executar a tecnologia e o acesso da Amadeus ao inventário dos fornecedores para distribuir o conteúdo. Os clientes podem escolher entre uma série de voos e hotéis e escolher um itinerário para reservar. O sucesso das integrações veio em um momento crucial, quando o papel da tecnologia e dos consultores de viagens foi fundamental para reconstruir as viagens.
Unindo experiência técnica e humana
Como comunidade, entendemos que aumentaram as expectativas em relação ao atendimento ao cliente, pois os viajantes buscam orientação prática enquanto viajam novamente. Embora tenhamos o Myvoicetravel, ainda acreditamos e valorizamos o equilíbrio da tecnologia com um toque humano para apoiar nossos clientes. As pessoas precisam ser ouvidas e informadas sobre as mudanças e qualquer detalhe que diga respeito aos seus planos de viagem. Por exemplo, que tipo de testes COVID-19 são necessários? Ainda existe quarentena obrigatória no destino? Essas informações em primeira mão são obtidas junto ao agente de viagens, que faz suas consultas em bancos de dados e onde a tecnologia fornece as informações mais atualizadas. Para esse fim, acreditamos que a combinação de tecnologia e toque humano é crucial em um ambiente tão mutável e volátil.
Atualmente, os agentes de viagens têm uma demanda maior agora do que antes da pandemia. Acreditamos no nosso valor e não queremos perder essa interação humana, mesmo no Myvoicetravel. Após a venda pela plataforma, o cliente pode entrar em contato com o agente de viagens diretamente pelo mesmo canal de voz, dizendo “fale com um agente de viagens” e o cliente será automaticamente conectado a um agente.
Futuro da tecnologia em agências de viagens de varejo
Hoje, o serviço de uma agência de viagens não se limita à venda de passagem aérea ou reserva de hotel, mas se estende a tudo o que acontece após a venda. Seja lidando com uma mudança de última hora, como uma nova reserva de um voo – esse é apenas um dos motivos pelos quais um viajante depende de uma agência. A tecnologia está nos permitindo atender melhor aos clientes e atender a um público maior à medida que vemos o aumento da demanda por viagens. O Myvoicetravel é um veículo para levar a tecnologia de voz não apenas para viajantes em potencial, mas também para outras empresas.
Em breve, poderemos fornecer esse serviço a outras organizações de viagens B2C e B2B que precisam obter respostas rápidas e atender às necessidades dos viajantes. Por exemplo, se eles precisarem alterar a data de um ticket, isso pode ser feito na plataforma a qualquer momento. Podemos fazer perguntas ao Myvoicetravel sobre as condições do hotel e o aplicativo pode fornecê-las. Se houver uma alteração nos parâmetros de biossegurança de um hotel, o aplicativo pode reconhecer as reservas de nossos passageiros e pode comunicar automaticamente as alterações.
Esses tipos de inovações são o futuro para a indústria de viagens de varejo e nos colocam no caminho certo para a longevidade. As viagens estão mudando, as necessidades estão mudando e a tecnologia está evoluindo. E as agências de viagens de maior sucesso serão aquelas que evoluirão com elas. Graças à visão e parceria da Amadeus, Quo Vadis pode usar uma variedade de meios para melhor servir nossos clientes agora e no futuro.