Com início marcado para os primeiros dias de novembro, e duração prevista de cinco meses, a temporada brasileira de cruzeiros 2012/2013 será menor do que em outros anos. Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), apenas 15 navios realizarão viagens com embarque e desembarque no litoral do país até abril do ano que vem. Na estação 2011/2012, que durou sete meses, 17 transatlânticos percorreram o território nacional.
Com o corte de dois navios, o número de passageiros também cai. A Abremar calcula que, nesta temporada, cerca de 762 mil pessoas devem embarcar em cruzeiros no Brasil (em 2011/2012, foram mais de 805 mil embarques).
O viajante, por outro lado, terá à sua disposição roteiros mais compridos: “Vínhamos com temporadas repletas de mini cruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo”, avalia o presidente da Abremar, Ricardo Amaral. “Por isso, para 2012/2013, esticamos as saídas e criamos viagens mais longas, com média de sete noites”.
Fonte: UOL