Após um longo período parado, setor de intercâmbio retoma ritmo e o destino predileto dos brazucas tem sido o Canadá, com vários tipos de programas, que incluem estudo, trabalho legalizado e remunerado, com vacina na chegada e portas abertas para os pets
Com a abertura das fronteiras aos brasileiros, o Canadá se tornou o destino escolhido por muitos que aguardam a oportunidade de fazer um programa de intercâmbio. O país sempre esteve entre os mais bem cotados por causa da receptividade do povo canadense e da elevada qualidade de vida. Agora, soma-se a isso outras vantagens como a oportunidade de tomar a vacina contra a Covid-19 na chegada ao país e as boas promoções das escolas locais.
Na Information Planet, agência de educação internacional, especializada em programas de intercâmbio, o Canadá está no topo da lista dos destinos mais procurados. “São jovens querendo investir no idioma, profissionais querendo complementar a formação no exterior e famílias em busca de uma experiência diferente para todos os integrantes”, explica Adriana Tieppo, gerente de marketing da Information Planet e especialista com reconhecimento do governo desde 2009.
Por trabalhar em parceria com as principais escolas canadenses, há mais de 20 anos, a Information Planet oferece desde programas de idiomas, para candidatos em todos os níveis, cursos técnicos e graduação (College e Universidades), assim como os chamados programas Co-Op que unem cursos tecnólogos ou de graduação, com estágios profissionalizantes. Há também a possibilidade de conciliar o estudo com o trabalho, com remuneração que varia de 14 a 25 dólares canadenses a hora.
“O Canadá também se destaca pela receptividade para famílias. Temos visto casais com filhos a partir de 13 anos montarem programas para todos os integrantes, cada um na sua área de interesse, e viverem juntos uma experiência única”, disse Adriana. Muitos levam até os animais de estimação, já que o Canadá também acolhe bem os pets.
As cidades mais procuradas para os programas de intercâmbio são Vancouver e Toronto, embora existam boas escolas e vantagens exclusivas para famílias em cidades como Montreal. Todas com um mix grande de nacionalidades, o que ajuda muito no aprendizado do inglês.
“Todos os estudantes já podem viajar para o Canadá e estão condicionados a acomodações especiais para quarentena, além de submeter a teste tanto na saída do Brasil quanto na chegada em terras canadenses. A parte realmente positiva deste momento é que o Canadá garante vacina para todos os estudantes que se interessarem, tanto os que já estão no país e já sendo vacinados, quanto aos que chegam a partir de agora”, disse Adriana.
Só para dar uma ideia de custo, um programa de duas semanas em Vancouver ou Toronto, com taxa de material e taxa de matrícula incluídas, pode ser pago em 10 parcelas de R$ 311,32. As passagens aéreas e a hospedagem não estão nesse valor.
Saiba mais sobre a Information Planet
A Information Planet é uma agência de educação internacional que é especializada em programas de intercâmbio em países como Austrália, Canadá, Irlanda, EUA, Nova Zelândia, Reino Unido e Malta. Tem parceria com mais de 500 escolas e possui agências receptivas para os estudantes brasileiros na Austrália e no Canadá. Ao todo já enviou mais de 50 mil brasileiros para programas de educação, cultura e experiência.
Fundada em 1996, a Information Planet nasceu na Austrália pelas mãos de um estudante que passou por todas as fases de um intercâmbio. Depois de viver uma experiência incrível, ele quis facilitar a vida de quem busca uma vivência semelhante. Hoje, mais de 20 anos depois, a equipe é formada exclusivamente por ex-intercambistas e a Information Planet oferece assessoria completa em todas as etapas do programa. Mais informações em https://www.informationplanet.