Hoje, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças emitiram a próxima fase de orientação técnica no âmbito da Estrutura para Ordem Condicional à Vela (CSO) exigindo que as linhas de cruzeiro estabeleçam acordos nos portos onde pretendem operar, implementem testes de rotina da tripulação e desenvolvam planos incorporando estratégias de vacinação para reduzir o risco de introdução e disseminação de COVID-19 pela tripulação e passageiros.
Esta fase, a segunda do CSO emitido em outubro de 2020, fornece instruções técnicas sobre:
- Aumentando de semanal para diária a frequência de notificação de casos e doenças COVID-19.
- Implementar testes de rotina de toda a tripulação com base no status de cor de cada navio.
- Atualização do sistema de codificação de cores usado para classificar o status dos navios em relação ao COVID-19.
- Diminuindo o tempo necessário para um navio “vermelho” se tornar “verde” de 28 para 14 dias com base na disponibilidade de testes a bordo, protocolos de teste de triagem de rotina e relatórios diários.
- Criar materiais de planejamento para acordos que as autoridades portuárias e as autoridades de saúde locais devem aprovar para garantir que as linhas de cruzeiro tenham a infraestrutura necessária para gerenciar um surto de COVID-19 em seus navios para incluir capacidade de saúde e habitação para isolar pessoas infectadas e colocar em quarentena aqueles que estão expor.
- Estabelecer um plano e cronograma para a vacinação da tripulação e do pessoal portuário.
A próxima fase do CSO incluirá viagens simuladas (teste) que permitirão à tripulação e ao pessoal do porto praticar novos procedimentos operacionais COVID-19 com voluntários antes de embarcar com passageiros.
O CDC está empenhado em trabalhar com a indústria de cruzeiros e parceiros do porto marítimo para retomar os cruzeiros quando for seguro fazê-lo, seguindo a abordagem em fases delineada no CSO.
Os esforços de vacinação COVID-19 serão essenciais para a retomada segura das operações de passageiros. À medida que mais pessoas são totalmente vacinadas, a abordagem em fases permite que o CDC incorpore esses avanços no planejamento da retomada das viagens em navios de cruzeiro quando for seguro fazê-lo. O CDC recomenda que todo o pessoal portuário e viajantes elegíveis (passageiros e tripulação) recebam uma vacina COVID-19, quando uma estiver disponível para eles.
Viajar com segurança e responsabilidade durante uma pandemia global é difícil. Embora o cruzeiro sempre represente algum risco de transmissão do COVID-19, seguir as fases do CSO garantirá que as operações de passageiros do navio de cruzeiro sejam conduzidas de uma forma que proteja os membros da tripulação, passageiros e pessoal portuário, especialmente com variantes emergentes de COVID-19 preocupantes .
O CDC continuará a atualizar suas orientações e recomendações para especificar padrões básicos de segurança e intervenções de saúde pública com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Para obter mais informações sobre COVID-19 e navios de cruzeiro, visite
www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/travelers/cruise-ship/what-cdc-is-doing.html e www.cdc.gov/quarantine/cruise .
###
DEPARTAMENTO DE SAÚDE E SERVIÇOS HUMANOS DOS EUA ícone externo
O CDC trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, protegendo a saúde, a segurança e a proteção da América. Quer as doenças comecem em casa ou no exterior, sejam curáveis ou evitáveis, crônicas ou agudas, ou de atividade humana ou ataque deliberado, o CDC responde às ameaças à saúde mais urgentes da América. A CDC está sediada em Atlanta e possui especialistas localizados nos Estados Unidos e no mundo.