Está chegando a hora do público conhecer os vencedores do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo. O reconhecimento é uma ação inédita da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão, para homenagear profissionais e iniciativas que contribuem para o fortalecimento de Brasília como destino turístico nos últimos 24 meses.
O momento é também de mostrar a força da cadeia turística em se transformar, oferecer alternativas e inovar. Tanto que a cerimônia de entrega do prêmio será realizada exclusivamente no formato on-line e transmitida no dia 17/12, às 20h, pelo canal do YouTube da Setur-DF.
Durante o evento, o público vai conferir os vencedores em 23 categorias, divididas entre Profissionais e Iniciativas. Faz parte dos Profissionais: Personalidade do Ano, Mulheres empreendedoras, Academia, Dirigentes e Parlamentares, Gestores e Técnicos, Empreendedores de Médio e Grande Porte, Micro e Pequenos Empreendedores, Instituições da Sociedade Civil Organizada (com ou sem fins lucrativos), Representantes de Grupos ou Coletivos, Guia de Turismo, Profissionais de Imprensa e Profissionais de Mídias Sociais com foco no turismo.
As ações desenvolvidas por entes públicos, privados e/ou do terceiro setor: Agências de Turismo, Agências de Receptivo, Equipamentos de Entretenimento Natural e/ou Cultural, Meios de Hospedagem, Experiências Autênticas – Turismo criativo e Turismo de base Comunitária, Produção Associada ao Turismo, Tecnologia no Turismo, Experiências Acessíveis, Expressões e Manifestações Culturais, Captação de Evento Nacional e Internacional e Experiências criadas e/ou reformuladas durante a pandemia.
O prêmio contou com mais de 400 inscritos. Uma comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e entidades convidadas selecionaram os principais de cada categoria, por meio de critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial. “O objetivo é reconhecer aqueles que acreditam e tanto colaboram para impulsionar Brasília como destino turístico. Um setor que, ao mesmo tempo em que movimenta as engrenagens da economia, cria novos empregos, resgata nossos patrimônios e fortalece a nossa cultura.
“Um novo olhar que vem sendo trabalhado pelo nosso Governador Ibaneis Rocha desde o primeiro dia de gestão. E mais: um trabalho colaborativo que só é possível com a união e ajuda de todos. Por isso a noite é de agradecimentos, principalmente em um momento tão desafiador o qual estamos vivendo. A hora é de valorizar o que temos de bom e resgatar a confiança do setor”, afirma a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
A identidade visual e o troféu do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo presta uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense. Suas obras podem ser visitadas em Brasília, que se tornou uma galeria a céu aberto de seus trabalhos. Seus murais e os famosos azulejos coloridos estão espalhados por edifícios, como a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.