Os 185 chilenos que chegaram em Salvador no voo inaugural da empresa JetSmart, nesta sexta-feira (27), foram recebidos por um grupo de capoeira e pelas tradicionais baianas com suas fitinhas do Bonfim. A recepção, organizada pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), foi calorosa e teve gringo que literalmente entrou na roda, ensaiando alguns movimentos da capoeira. Já outros, queriam começar logo fazer o roteiro programado mesmo antes de deixar Santiago, a capital do Chile.
A exemplo da advogada Maria José e o marido José Vanlenzuela, que vão passar 10 dias entre Salvador, Morro de São Paulo e Boipeba. Ela conta que a escolha do destino das férias se deu pela facilidade de conexão e por ouvir falar da música, da dança e da alegria do povo baiano, além das belezas naturais.
O secretário do Turismo, Fausto Franco, ressalta que “para nós é muito importante esse voo inaugural, pois a Jetsmart escolheu a Bahia para começar sua operação no Brasil e essa rota para Santiago é um voo regular com preços super parcimoniosos, sendo que o Chile sempre foi um grande emissor de turistas para a Bahia e com essa ligação direto só tende a aumentar”.
A JetSmart é uma empresa aérea de baixo custo, que vai ofertar passagens a partir de R$ 299, cada trecho. Os voos têm 5h30 de duração, saem de Santiago (Chile) para Salvador (Bahia) aos domingos e terças durante todo o ano; de dezembro a março, às sextas; e de janeiro a fevereiro, aos sábados. Os horários são os mesmos, sempre às 6h05. O retorno para o Chile serão nos mesmos dias, saindo de Salvador sempre às 12h15.
O serviço oferecido pela JetSmart possui seis Airbus A320neo. Os passageiros poderão realizar voos diretos, sem escalas, para Salvador, a partir de Santiago, capital chilena. Cada aeronave tem capacidade de transportar aproximadamente 190 passageiros.