Ações conjuntas entre as Secretarias Estaduais do Turismo e Cultura, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e a Cúria Diocesana começaram a ser definidas, num plano de trabalho para roteirizar e dar maior visibilidade a elementos da cultura, fé e turismo, na capital baiana.
O Arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, foi o anfitrião do encontro que teve as presenças dos secretários da Cultura, Arany Santana; do Turismo, Fausto Franco e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) João Carlos Oliveira.
Além de estreitar relações institucionais, a reunião permitiu alinhamento de ações voltadas à valorização do patrimônio cultural e expansão da atividade turística. A sustentabilidade econômica de cada iniciativa foi um dos itens convergentes, a fim de obter resultados perenes.
O secretário Fausto Franco propôs, entre outras medidas, a roteirização do Centro Histórico, onde acabam de ser realizados novos investimentos público e privado e pode-se ainda agregar atrativos pouco conhecidos, como os caminhos subterrâneos. Além da elaboração de um mapa turístico, o secretário citou a importância de o conteúdo a ser formatado para um aplicativo que ofereça todas as dicas em smartphone.
Dom Murilo sugeriu que todas as ações que ofereçam perspectiva de resultados a curto prazo sejam rapidamente desencadeadas. “Os integrantes da Pastoral do Turismo podem contribuir neste trabalho”, afirmou.
A secretária Arany Santana destacou a importância do trabalho conjunto e a chefe de Gabinete Cristiane Taquari sugeriu que além da folheteria e aplicativo sejam instalados totens com informações para baianos e turistas. Novas reuniões ficaram programadas para dar seguimento ao plano.