A 30ª Edição do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo aconteceu numa área de 22 mil metros quadrados, no Serra Park em Gramado/RS, e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina.
O Evento esteve dividido nos seguintes espaços: LGBT, Luxury, FESTURIS Gastronomia, Cultural e Religioso, Inovação e Tecnologia, Mice Corporativo, Business, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).
Foram mais de 2000 marcas expostas em aproximadamente 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes.
O VOENEWS entrevistou Márcio Bessa, Diretor da Interglobe Tours que tem sede em Brasília e participou do evento pela primeira vez, o mesmo se surpreendeu e já afirmou que a partir de agora comparecerá todos os anos, principalmente pelo profissionalismo, organização é possibilidades de negócios que o evento proporciona.
Veja entrevista com Márcio Bessa:
VoeNews: O que você poderia falar do Festuris, Festival de Turismo de Gramado que você teve a oportunidade de participar pela Interglobe ?
Márcio Bessa: Foi a melhor feira que já participei no Brasil, o profissionalismo é muito grande em todas as etapas que se referem a feira, desde as inscrições, as programações que foram feitas através de um site muito bem elaborado, a recepção e a feira em si foram de altíssimo nível, de forma que pude me surpreender de maneira muito positiva e fico feliz por ter tido a oportunidade de participar do evento.
VoeNews: E quanto aos fornecedores e o público presente ?
Márcio Bessa: A organização foi fantástica, o espaçamento nos corredores facilitou muito o trânsito de pessoas, haviam estandes lindos, muitos fornecedores, muitos destinos nacionais e internacionais. Foi excepcional ter participado desta feira que contou também com muito profissionalismos dos agentes de viagens que saíram de todo o Brasil, e claro também haviam muitos profissionais do Rio Grande do Sul todos igualmente interessados em fazer negócios.
VoeNews: Você ficou apenas um dia no evento foi possível fazer muitos negócios ?
Márcio Bessa: O pré-agendamento facilitou o atendimento nos estandes, de forma que todos os horários eram devidamente respeitados permitindo que tivesse um grande aproveitamento do evento, não se perde tempo, você marca seus compromissos e consegue cumprir na íntegra, o que proporciona um retorno muito bom no que se refere ás expectativas de negócios que você vislumbra para sua empresa.
VoeNews: A Interglobe conseguiu concretizar muitos negócios ?
Márcio Bessa: Os expositores estavam todos dispostos a fazer negócios, preocupado em identificar de onde eu era, o que eu estava fazendo lá e o que me interessava, não percebi em nenhum momento nada voltado á “oba-oba” e preocupação em distribuição de brindes, todos estavam interessados em fazer negócios, buscar parceiros de forma efetiva.
A Interglobe voltou com cerca de 10 negócios fechados, é uma quantidade muito bacana e que agregar muito a nossa oferta de produtos aos nossos parceiros agentes de viagens, isto é importante para nós porque existe um investimento e precisamos do retorno e quando ele acontece de uma forma tão natural com pessoas que se deslocam para um evento com o mesmo sentimento nosso que é de fazer negócio traz uma satisfação muito grande.
VoeNews: A quantidade de fornecedores presentes atendeu suas expectativas ?
Márcio Bessa: Foi excelente, não deixa a desejar em nada à ABAV e WTM, e eu lamento o fato de ter perdido muitos anos não participando desta feira. O fato da Festuris em alguns anos ter acontecido muito próxima a data da Feira da ABAV fez com que eu jugasse desnecessário encontrar as mesmas pessoas em tão curto espaço de tempo, agora com um maior intervalo de datas eu já coloquei no meu calendário, não perco mais esta feira de forma alguma.
VoeNews: Você se diz muito satisfeito com a feira, na sua opinião o que diferencia esta feiras das demais ?
Márcio Bessa: Existem feiras que não podemos deixar de participar porque são tradicionais, e são satisfatórias no sentido de fazer Network, rever pessoas, mostrar a cara e dizer “olha estamos aqui, estamos vivos e em atividade”, principalmente pelo que se passou nos últimos anos com o fechamento de muitas operadoras, se a gente não aparece o pessoal pensa que foi mais uma que fechou as portas, então fazemos questão de estar, mas nem sempre tem o profissionalismo esperado e muitas vezes participamos de muitas festas, encontros, nos divertimos mas não fechamos negócios, no caso da Festuris foi diferente.
VoeNews: Mas o Network no turismo também é muito importante não acha ?
Márcio Bessa: Claro que isso é importante, não tenha dúvida, eu mesmo vou à FITUR em Madrid todos os anos e nem sempre fazemos negócios, mas só o fato de poder encontrar os nossos fornecedores e reforçar a parceria, estarmos juntos e ficarmos sabendo das novidades e dos projetos futuros já vale muito a pena, mesmo que não fechamos nenhum negócios, mas quando conseguimos fazer Network e ainda fechar negócios como foi no caso da Festuris é sensacional.
VoeNews: E quanto a cidade de Gramado-RS nesta época do ano, é um atrativo á parte ?
Márcio Bessa: A cidade é maravilhosa, estava linda, eu apesar de ter sido convidado para as atrações do Natal Luz e para conhecer outros atrativos da cidade não pude participar devido ter reservado apenas um dia pra feira, talvez por não ter o conhecimento real da sua importância, mas pude vivenciar o clima de natal nos momentos que estava passeando pela cidade, o número de atrações do destino é muito grande e a estrutura permite receber uma quantidade enorme de pessoas com muita tranquilidade e organização.