Iniciativa do Brasil Convention & Visitors Bureaux tem como objetivo facilitar a candidatura de destinos nacionais interessados em sediar grandes eventos mundiais
O ano de 2016 foi marcado por recordes na realização de eventos internacionais, 12.212 em todo o mundo. No entanto, o Brasil conseguiu captar apenas 244, ou sejam menos de 2% desse total. Para tentar reverter esse cenário, o Brasil Convention & Visitors Bureaux (BRC&VB) conta com a ferramenta batizada de Banco Brasileiro de Eventos. A ideia é cadastrar os eventos internacionais itinerantes e os destinos interessados em sediá-los de acordo com a demanda apresentada.
Desde o lançamento do Banco, em 2016, 115 destinos já se cadastraram no Banco. Com as informações disponilizadas pelos organizadores de eventos – atrativos de interesse, quantidade de leitos e infraestrutura disponível -, as cidades podem se candidatar a receber o evento e iniciar a captação do congresso ou feira em questão.
“Criamos essa ferramenta com o único objetivo de ajudar o Brasil a captar cada vez mais eventos uma vez que acreditamos que o turismo de negócios, assim como o turismo de lazer, pode ser um importante indutor da economia brasileira, capaz de gerar emprego e renda em todos os segmentos da atividade”, afirmou Márcio Santiago, presidente do Brasil Convention & Visitors Bureaux.
O Banco de Eventos foi lançado em 14 de dezembro de 2016 e contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão. O ministro acredita esta é uma importante iniciativa do setor. “O setor do turismo de eventos no Brasil contribui de maneira importante para a nossa atividade, mas podemos avançar mais e a estruturação do banco de eventos é uma iniciativa primordial para avançarmos rumo a conquista de mais eventos”, defendeu.
RANKING – De acordo com levantamento feito pela Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês), em 2016 o Brasil continuou sendo o país da América do Sul que mais sediou eventos – 244 no continente. No entanto, no ranking global, o Brasil recuou quatro posições em relação ao ano anterior, passando da 11ª para a 15ª posição entre as nações que mais sediam eventos internacionais.
De acordo com o estudo Demanda Internacional, do Ministério do Turismo, 20,2% dos turistas estrangeiros que estiveram ao Brasil em 2015 vieram motivados por negócios, eventos e convenções. As cidades mais procuradas foram: São Paulo (45,1%), Rio de Janeiro (24,5%) e Curitiba (4,2%). O gasto médio per capita do turista foi de US$ 82,48, valor superior ao dos turistas a lazer – US$ 67,12.