Ações da Embratur para promover a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 reforçam a divulgação do Brasil naquele País.
Município de Trindade (GO) promoveu uma volta no tempo para saudar a chama Olímpica
O Clarín, a principal publicação da imprensa argentina, repercutiu fortemente a chegada da tocha olímpica pelo Brasil, na última semana. Foram três dias dedicados ao tema pelo grupo que possui tiragem atual de quase 250 mil exemplares. Segundo o jornal, “a mítica tocha passa por cidades imperdíveis”.
No dia 2 de maio, o Clarín ilustra sua matéria de página inteira com informações e fotos de destinos brasileiros que “valem a pena conhecer”, como Brasília (DF), Caldas Novas (GO), Chapada dos Guimarães (MT) e Bonito (MS). Além disso, apresenta detalhes do Mapa do Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil, do Ministério do Turismo. Nos dias 3 e 4 de maio, a publicação dedicou-se a mostrar a preparação para a recepção da tocha em Brasília e especificações dos pontos de sua visita.
“O tour da tocha é uma excelente oportunidade para revelar, internacionalmente, as belezas naturais, riquezas culturais e atrativos turísticos em todos os estados brasileiros”, afirma Marcos Sales, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo ele, a Embratur trabalha com afinco para promover nossos destinos para este que é o maior emissor de turistas ao País.
A cada ano aumenta o número de turistas argentinos que vem o Brasil. Um exemplo disto é que, em 2015, houve um crescimento de 16% em relação a 2014. Dos 6.305.838 de turistas do mundo que estiveram no País, no ano passado, 2.079.823 eram argentinos. Já em 2014, foram 1.743.930 de visitantes, conforme o Anuário Estatístico de Turismo 2016/Ano Base 2015 do Ministério do Turismo. Atualmente, existem 253 voos semanais ligando os dois países.
Entre as ações do Instituto para a Argentina, destacam-se as capacitações para agentes e operadores de viagens, o apoio à ampliação da malha aérea, parcerias institucionais e a participação anual na maior feira internacional daquele País, a FIT Argentina.