Depois da abertura solene do evento, teve início a programação do Congresso Abav de Turismo, que se realiza na Vila do Saber. Foram apresentados 10 temas, incluindo uma sessão plenária, um painel e oito palestras. De um modo geral, as exposições dos especialistas convidados foram muito bem recebidas pelos profissionais do turismo e da imprensa, alcançando plenamente o objetivo dos organizadores do evento. Definidas de forma criteriosa pela Abav Nacional, por meio de sondagens e da acolhida às manifestações do trade, os participantes tiveram oportunidade de obter informações novas e ampliar o conhecimento sobre pautas e conteúdos os mais diversos e pertinentes ao momento econômico.
Clarissa Erbella, diretora comercial da Accentiv Mimética, palestrou sobre ‘Mercado de Incentivos’, estabelecendo correlações com situações objetivas. Mário Rodrigues, diretor da IBVendas, desenvolveu o tema ‘Pós Venda – como trabalhar sua próxima venda’, com farta ilustração e interação com a plateia. Ambas as palestras foram proferidas na Sala 1 – Negócios.
Na Sala 2, denominada ‘Conhecimento’, o especialista Thales Andreassi, da FGV, discorreu sobre ‘Empreendedorismo em turismo e a atitude empreendedora’, quando mesclou o conhecimento conceitual com as demandas práticas dos profissionais presentes. Tadeu Cunha, da Wedge Tecnologia e expert em sistemas de distribuição, tratou do tema ‘Como Escolher seu Sistema de Gestão’, que hoje é crucial para o sucesso de qualquer empresa.
A Sala 3 – Relacionamento – foi palco da exposição de Marco Jorge, da Trip Advisor. Abordou, com muita propriedade e riqueza de conhecimento vivencial, o tema ‘A opinião do cliente – o impacto das avaliações na compra de viagens – da reserva ao hotel’. Em seguida, o recinto abrigou o painel ‘Perspectivas e negócios no turismo receptivo internacional e regional’, com apresentação de Licério Santos (Brasil Total Receptivo); Salvador Saladino (BITO) e moderação de Ana Carolina Medeiros, do ICCABAV.
‘Comportamento do consumidor online’ foi o primeiro tema desenvolvido na Sala 4 – Destinos – com apresentação de Suelen Giacomele, da PMWeb, que é publicitária especialista em MKT Digital. Ficou demonstrado que as ferramentas digitais precisam ser afinadas com o leque de reações já estudadas desse público. A segunda palestra foi conduzida pelo experiente Marco Ferraz, presidente da Abremar, que focalizou o tema ‘Cruzeiros: Oportunidades para o agente de viagens’. Apresentou números mundiais e locais do setor de cruzeiros marítimos e cotejou desafios e oportunidades que envolvem a atividade.
Na Sala 5, a primeira sessão plenária do Congresso Abav de Turismo levou à discussão o tema ‘Responsabilidade Solidária, Código do Consumidor e os impactos na Cadeia de Viagens’. Com muita propriedade, o assunto foi tratado por Antonio Rulli Junior – Presidente do Copedem; Cláudio Dell’Orto – Desembargador e integrante do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do RJ; Marcelo M. de Oliveira – Assessor Jurídico ABAV Nacional; e a advogada Rose Larrat – Conselho de Ética ABAV Nacional.
Na mesma Sala 5, denominada ‘Plenária1, realizou-se o Painel ABETA, que focalizou o tema ‘Turismo e os Parques Nacionais Brasileiros’. A apresentação e o debate contaram com Alex Manente – Presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal; Alexandre Sampaio – Presidente da FBHA; Claudio Maretti – Presidente do ICMBIO; Neusvaldo Lima – MTUR; e Vinícius Lummertz – EMBRATUR.