A participação do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) no 43ª encontro da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav) – Expo Internacional de Turismo, será marcada pela inovação e diversificação dos atrativos turísticos do estado.
O evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, contará com um estande de 100 metros quadrados. “Uma das novidades desta edição é um espaço interativo, que convidará o visitante a moldar as dunas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses, um dos grandes cartões postais do Estado”, adiantou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
O espaço preparado pelo Governo do Maranhão para a Abav, considerada a maior feira de turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, estará dividido em quatro áreas. O espaço institucional apresentará os polos turísticos São Luís, Chapadas das Mesas e Lençóis Maranhenses. Já a área comercial contará com a participação de 20 co-expositores, entre eles, empresários do setor turístico do Maranhão. Também terá o espaço de interatividade e o de degustação, onde serão servidas bebidas típicas regionais, como sucos de frutas da terra e o famoso Guaraná Jesus.
Delma Andrade explicou que a Setur já tem 50 reuniões pré-agendadas para os três dias da Abav Expo que é considerada, na opinião de 88% dos participantes da última edição, ouvidos em pesquisa independente, como o principal evento para realizar networking e por 81% deles como a feira que mais lança novidades.
Capacitação para vender o Maranhão
Também faz parte da programação oficial do evento as capacitações para os agentes de viagens e operadores de turismo. De acordo com o secretário-adjunto de Relações com o Mercado da Setur, Marcus Vinícius Campos, serão três edições, que acontecerão às 17h, no dia 24.
No dia seguinte, será às 18h. Já no dia 26, os profissionais serão recebidos às 17h. “Com o tema ‘Maranhão: Terra das Águas’, faremos um treinamento sobre os principais destinos turísticos do Estado, com informações técnicas para apoiar a comercialização das agências de viagens e operadores de turismo”, explicou o secretário-adjunto.
Agente de viagem será premiado
Na quinta-feira (24), às 15h, o estande do Maranhão na Abav será palco da premiação da ação realizada pela Setur e Taguatur Turismo, durante do 5º Workshop Visual, organizado pela Visual Turismo, em julho. “O agente da Visual Turismo que vender o maior número de pacotes para o Maranhão, durante o período de três meses, irá ganhar uma viagem, com direto a acompanhante, para os Lençóis Maranhenses”, explicou Delma Andrade. A Visual mensurou as vendas e o ganhador será revelado na ocasião.
Cultura para fomentar o turismo
O reggae do Maranhão marcará presença na Abav que, durante três dias, vai reunir os maiores players da indústria turística. A banda Crioulo Difé fará apresentação, no dia 25, no espaço Café Brasil. “Nossa estratégia parte do perfil de cada evento, diversificando sempre os atrativos naturais e culturais. Queremos garantir que nossos destinos tenham evidência diante dos demais e, assim, gerar oportunidades reais de negócios para o Maranhão”, ressaltou Delma Andrade.
A gestora informa que, estar neste é evento, faz parte da intensa agenda de promoção turística do Maranhão que o governo Flávio Dino traçou no início de 2015. “O desafio principal do turismo do Maranhão é recuperar o imenso potencial turístico do Estado. É necessário recomeçar, uma vez que o cenário do turismo também foi modificado nos últimos anos”.
Agenda institucional
No dia 24, às 10h, a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participará da solenidade de abertura da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo, representando o governador do Maranhão, Flávio Dino. Às 12h a gestora participa da inauguração da feira e, depois, cumpre agenda de reuniões e entrevistas.
Na sexta-feira (25), às 9h, como vice-presidente para a Região Nordeste do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Delma Andrade participa da reunião ordinária da entidade. Entre os temas tratados, estão a busca de subsídios junto ao Governo Federal para incentivos na redução do ICMS para o combustível da Aviação e a apresentação da nova campanha publicitária do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).