Cresce interesse das empresas de turismo em garantir presença no maior evento internacional de negócios do setor no Hemisfério Sul
Os organizadores da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo vêm concentrando esforços para ampliar os atrativos do evento sob o ponto de vista dos profissionais que atuam no agenciamento de viagens e demais elos da cadeia produtiva do setor. Com a publicação de mais 10 temas e seus respectivos palestrantes, a feira já conta com um leque de 30 painéis confirmados.
“Reiteramos que o fornecimento antecipado de informações programáticas busca despertar e atrair a atenção do nosso setor com o propósito de maximizar o aproveitamento das palestras em função das agendas de cada participante”, sustenta Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional.
A rodada de palestras e debates se dará entre 24 e 26 de setembro, dias dedicados com exclusividade para o público profissional estabelecer networking, investir em qualificação e concretizar negócios. Durante esse período, as dependências repaginadas da Vila do Saber serão o palco das palestras, as quais serão realizadas entre 10h30 e 15h00.
A oferta de inscrições gratuitas para agências de viagens não associadas vai até o dia 31 de julho.
Confira, abaixo, a síntese das abordagens temáticas e as credenciais resumidas dos palestrantes:
A médica Verônica Mercadillo Vargas tomará como base sua larga experiência e o case de San Luis Potosí, no México, para desenvolver o tema “Turismo acessível – um exemplo para todos os países da América Latina”, por meio do qual debaterá a segurança das pessoas com mobilidade reduzida e defenderá o aprimoramento dos serviços turísticos para este público.
Os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, constituem o foco da palestra a ser proferida por Mario Andrada e Silva, diretor de Comunicação do torneio e dos Jogos Paralímpicos, em 2016. O especialista analisará o impacto do noticiário internacional na tomada de decisão do viajante de vir para o Brasil, à luz da larga experiência que acumula dentro e fora do país.
Três especialistas – Daniel Thompson, Gardênia Rogatto e Guilherme Tetamanti – vão apresentar o painel “A visão de diferentes empreendedores ao desenvolver roteiros tematizados cria novos produtos para os mesmos clientes a cada nova visita”. A referência temática será o projeto Alma Paulista.
“Como ampliar seus ganhos com turismo de compras” é a indagação que Fernando Fontenele Godoy pretende responder em sua palestra. Godoy é responsável pela superintendência da Rede Outlet Premium da General Shopping Brasil.
O expert Gustavo Syllos, diretor da Forma & Conteúdo, será o condutor da palestra “Canais de distribuição: como usar bem para fortalecer o papel da agência de viagens?”, cujo objetivo é apresentar aos participantes as diferentes maneiras de como o canal de distribuição pode auxiliar a incrementar a receita de uma empresa.
Sugestão de ações paralelas para que a agência de turismo esteja entre as mais procuradas sem depender apenas do Google e grandes portais é a proposta de Marcelo Valente, da Loumar Turismo e da ABAV-PR. “Marketing além do Google” é o mote básico.
Marcelo Dias Calado, profissional da Fecomércio e Senac São Paulo, fará uma projeção balizada sobre como será o consumo de viagens em 2015. A reflexão leva em conta o comportamento do orçamento das famílias brasileiras frente às mudanças na economia.
“O que você precisa saber sobre o guia que queremos” será a palestra conduzida pelo Prof. Hélio Hintze, pós-doutorado em Economia, Administração e Sociologia. Na oportunidade, o instrutor apresentará os contrapontos que fazem do turismo social algo que mereça ser mais bem conhecido, estudado e, consequentemente, avaliado por este profissional. Ética, humanismo e ecologia são questões pertinentes ao tema.
Ricardo Ojeda Marins, especialista e autor do blog Infinity Luxury, vai tratar do tema “O luxo e o turista contemporâneo”. Marins revelará os novos destinos e serviços requisitados por esse segmento.
Por fim, o conjunto de experiências rurais, equestres e naturais como diferenciais estratégicos no mercado de turismo fará parte da exposição a cargo de Andréia Roque, do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur). A palestrante conta com densa experiência e formação acadêmica em Portugal.