FORT WORTH, Texas — A American Airlines Group Inc. (NASDAQ: AAL) divulgou hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2024, incluindo:
- Maior receita trimestral de todos os tempos: US$ 14,3 bilhões.
- Lucro líquido do segundo trimestre de $717 milhões, ou $1,01 por ação diluída. Excluindo itens especiais líquidos 1 , lucro líquido do segundo trimestre de $774 milhões, ou $1,09 por ação diluída.
- Gerou fluxo de caixa operacional de aproximadamente US$ 1,1 bilhão e fluxo de caixa livre 2 de aproximadamente US$ 850 milhões no segundo trimestre.
- Reduziu a dívida total 3 em aproximadamente US$ 680 milhões no segundo trimestre.
- No caminho certo para reduzir a dívida total 3 dos níveis máximos em US$ 15 bilhões até o final de 2025.
- Lucro ajustado anual por ação diluída 4 esperado entre US$ 0,70 e US$ 1,30.
“A American tem uma frota, rede e produto construídos para entregar resultados, mas durante o segundo trimestre, não tivemos o desempenho esperado devido à nossa estratégia anterior de vendas e distribuição e um desequilíbrio de oferta e demanda domésticas”, disse o CEO da American, Robert Isom. “Estamos encarando esse desafio de frente, com ações claras e decisivas para entregar uma estratégia que maximize nossa receita e lucratividade e, mais importante, uma que facilite para os clientes fazerem negócios com a American. Quando retornarmos ao nível de geração de receita que sabemos que podemos atingir, e juntarmos isso à nossa confiabilidade operacional e à melhor gestão de custos da categoria, desbloquearemos um valor significativo.”
Vendas e distribuição
A American tomou medidas rápidas e agressivas para reorientar sua estratégia de vendas e distribuição de maneiras que continuam centradas no cliente, ao mesmo tempo em que aborda o feedback de parceiros corporativos e de agências. Desde maio, a companhia aérea concentrou seus esforços de curto prazo em três áreas:
Garantindo a disponibilidade do conteúdo
- Conteúdo restaurado. A American restabeleceu tarifas competitivas no canal de distribuição tradicionalmente usado por agências de viagens e programas de viagens gerenciados por empresas.
- Planos removidos para diferenciar o ganho de milhagem por canal. Os viajantes continuam a ganhar no programa AAdvantage® como de costume, não importa onde reservem.
Tornando fácil, atraente e gratificante fazer negócios com os americanos
- Disponibilidade expandida dos benefícios AAdvantage Business™ para agências. As empresas ganharão milhas AAdvantage® e os viajantes ganharão Pontos de Fidelidade em qualquer lugar onde a viagem de negócios for reservada, incluindo quando reservada por meio de agências de viagens.
- Anunciou novos recursos chegando ao AAdvantage Business™. As melhorias aprimorarão o gerenciamento de viagens e a experiência do viajante final.
Fortalecendo relacionamentos e recuperando a confiança dos parceiros
- Ouvindo feedback. A empresa conduziu um amplo contato com os clientes para informá-los sobre mudanças que estão sendo feitas para lidar com pontos problemáticos.
- Atualizando acordos. A American está renegociando contratos com clientes corporativos e agências de viagens.
- Melhorando o suporte. A companhia aérea está adicionando gerentes de conta para clientes corporativos, estabeleceu uma equipe dedicada de atendimento ao cliente AAdvantage Business™ e está aumentando o suporte de vendas para agências.
Performance operacional
A equipe da American Airlines continua a produzir resultados operacionais fortes e demonstra sua resiliência na recuperação de operações irregulares, como evidenciado pelo seu desempenho no segundo trimestre, apesar das tempestades significativas que impactaram vários hubs importantes em maio e junho. A companhia aérea também entregou uma operação fantástica durante o feriado de 4 de julho, transportando 7,2 milhões de clientes e operando sua maior programação de todos os tempos, ao mesmo tempo em que produzia seu melhor fator de conclusão combinado durante o período de férias. A American se recuperou rapidamente da interrupção de tecnologia que impactou empresas em todo o mundo em 19 de julho. Naquela noite, sua operação havia se recuperado totalmente, e a companhia aérea entregou um fator de conclusão de 98,9% no dia seguinte — o melhor desempenho operacional entre as operadoras de rede dos EUA.
Desempenho financeiro
A American produziu uma receita trimestral recorde de US$ 14,3 bilhões no segundo trimestre, um aumento de 2% ano a ano. Tanto em uma base GAAP quanto excluindo o impacto de itens especiais líquidos 1 , a empresa produziu uma margem operacional de 9,7% no trimestre.
Balanço e liquidez
A American continua comprometida em fortalecer seu balanço. No segundo trimestre, a empresa reduziu a dívida total 3 em aproximadamente US$ 680 milhões e agora está mais de US$ 13 bilhões, ou aproximadamente 87%, em direção à sua meta de reduzir a dívida total 3 em US$ 15 bilhões até o final de 2025. A empresa encerrou o trimestre com aproximadamente US$ 11,7 bilhões de liquidez total disponível, composta de caixa e investimentos de curto prazo, além de capacidade não utilizada sob linhas de crédito rotativo.
Orientação e atualização para investidores
A American tomou medidas agressivas para melhorar seu desempenho de receita, no entanto, a estratégia anterior de vendas e distribuição da empresa continuará a impactar seu desempenho de receita e lucros durante o restante do ano. Considerando esses impactos e com base nas tendências atuais de demanda, a previsão atual do preço do combustível e excluindo o impacto de itens especiais, a empresa espera que seus lucros ajustados por ação diluída 4 do terceiro trimestre de 2024 sejam aproximadamente o ponto de equilíbrio. A empresa agora espera que seus lucros ajustados por ação diluída 4 do ano inteiro de 2024 fiquem entre US$ 0,70 e US$ 1,30.
Para obter detalhes adicionais sobre a previsão financeira, consulte a atualização do investidor da empresa, fornecida com este press release com a SEC no Formulário 8-K. Este arquivamento também está disponível em aa.com/investorrelations .
Detalhes da teleconferência e do webcast
A empresa realizará um webcast de áudio ao vivo de sua teleconferência de resultados financeiros às 7h30 CT de hoje. A teleconferência estará disponível ao público somente para ouvir em aa.com/investorrelations . Um arquivo do webcast estará disponível até 25 de agosto.