A BRAZTOA anuncia a província de Chubut, localizada na Patagônia Argentina, como destino anfitrião da Convenção BRAZTOA 2024, evento que celebra os 35 anos da entidade. O encontro anual apresentará às principais operadoras do país os atrativos e experiências diversificadas do destino, ainda pouco conhecidas pelos viajantes brasileiros.
A data da Convenção BRAZTOA 2024 foi programada para otimizar agendas. O evento ocorrerá de 2 a 6 de outubro de 2024, imediatamente após a FIT América Latina, que acontecerá em Buenos Aires de 28 de setembro a 1º de outubro. Durante os cinco dias na região, os associados BRAZTOA desfrutarão de uma programação exclusiva, desenvolvida em parceria com o Ministério de Turismo e Áreas Protegidas de Chubut e importante apoio do Visit Argentina. O evento incluirá momentos reservados para discussões e reflexões sobre temas relevantes que impactam a associação e as operadoras, além de proporcionar muitos insights sobre o futuro do turismo e dos próximos anos da entidade, a partir do mote da comemoração dos 35 anos, das transformações e visão de futuro da BRAZTOA.
Os associados BRAZTOA ficarão hospedados na encantadora cidade de Esquel. Situado aos pés da cordilheira dos Andes, em um vale cercado pelas serras Nahuel Pan e Esquel, o destino traz destaques como o renomado centro de esqui La Hoya, a pitoresca Trevelin com suas vinícolas e paisagens únicas, parques nacionais, área natural da parada de pedra, formada em torno de um antigo vulcão e o Glaciar Torrecillas no Parque Nacional Los Alerces. A área natural da Parada de Pedra e a rica cultura galesa local, incluindo o passeio de trem no antigo Expresso Patagônico La Trochita, completam as atrações que fazem da região um destino imperdível e que será vivenciado em parte pelos associados Braztoa.
Os participantes também terão a oportunidade de explorar outras atividades e vivenciar experiências locais, como um pós-tour pela região costeira de Chubut, onde o avistamento de baleias, pinguins e lobos marinhos será uma das grandes atrações. Isso criará uma chance única para que o destino se apresente às principais operadoras de lazer do Brasil, promovendo parcerias, negócios e posicionando a região no mercado brasileiro.
É importante ressaltar que a Argentina é um dos principais destinos das operadoras BRAZTOA, ocupando o 2º lugar no ranking internacional em 2023. Segundo o Anuário BRAZTOA 2024, as vendas para a América do Sul somaram R$1,17 bilhões (15,3% do total) e 490 mil embarques (16% do total). Além disso, apesar de um crescimento modesto de 4,5% em comparação ao ano anterior, o total de embarques internacionais atingiu 3,09 milhões em 2023, o maior número desde 2010. O faturamento internacional cresceu 22% em relação a 2022, alcançando R$7,69 bilhões, representando 40% das vendas totais, um recorde histórico.
“Estamos muito entusiasmados com a parceria inédita com a província de Chubut para a Convenção BRAZTOA 2024. Esta colaboração representa um passo significativo na diversificação e renovação das ofertas de nossas operadoras. Chubut é um destino repleto de maravilhas naturais e culturais que, sem dúvida, encantará nossos associados e seus clientes. Por meio dessa aliança, reafirmamos nosso compromisso em criar ambientes positivos que estimulem novas parcerias, promovendo um turismo cada vez mais sustentável, responsável, autêntico e surpreendente. Realizar esse encontro, na deslumbrante Patagônia Argentina torna essa comemoração verdadeiramente memorável. Estamos ansiosos para explorar as oportunidades que essa união trará e para proporcionar experiências inesquecíveis para todos os participantes da Convenção Braztoa 2024 e comemoração dos 35 anos da entidade” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da BRAZTOA.
“Esta convenção é especialmente comemorativa, pois celebra os 35 anos da BRAZTOA. Realizá-la em Chubut não poderia ser mais acertado. Estamos falando de um destino com um potencial extraordinário, capaz de oferecer experiências únicas que vão desde a beleza natural até a rica cultura local. Para nós, é fundamental que nossos associados conheçam e vivenciem de perto o que Chubut tem a oferecer, fortalecendo ainda mais as relações entre Brasil e Argentina no setor de turismo”, disse Fabiano Camargo, presidente do Conselho de Administração da BRAZTOA.
“Para Chubut, este evento é muito importante, pois após seis meses de gestão conseguiu sediar uma convenção tão importante como a da BRAZTOA, deixando claro o compromisso do Governo de Chubut com o turismo. Além de mostrar e posicionar a Chubut no setor comercial brasileiro, este evento é fundamental para conquistar mercado e gerar marketing entre os dois países. Além disso, temos um grande desafio pela frente através da Agência de Turismo de Chubut, sendo o setor privado protagonista predominante neste evento”, disse o ministro de Turismo e Áreas Protegidas de Chubut, Diego Lapenna. “Nada disso seria possível sem a decisão política do Governador Ignacio Torres que colocou o turismo como um dos eixos fundamentais do seu Governo, e também o apoio do Visit Argentina e da BRAZTOA”, completou.
Sobre a Braztoa
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2023, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 19,24 bilhões e embarcaram 11,8 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
Ao longo desses 35 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.
Em 2024, passou a ser uma entidade carbono neutro, comprometendo-se a mensurar todas as suas atividades e operações, empenhando-se na redução das emissões sempre que possível e compensando aquelas que não podem ser eliminadas. Essa conquista consolida sua posição de liderança em práticas sustentáveis no setor de turismo.