O conglomerado Bancorbrás, por meio da Bancorbrás Turismo, anuncia parceria com a empresa de turismo sustentável Vivalá. A aquisição é uma das estratégias de expansão de negócios da Bancorbrás, que vem acontecendo desde o segundo semestre de 2023. A companhia está avaliando outras iniciativas para expandir sua oferta de produtos e serviços em turismo. A expectativa é que haja um aumento de 5% nas vendas de pacotes de viagens das empresas.
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Com a parceria, a Bancorbrás Turismo se torna uma das maiores operadoras de turismo sustentável do país. “Poderemos levar para os nossos mais de 120 mil clientes um novo olhar do turismo de base nos pilares econômico, social e ambiental”, afirma Claudio Roberto Nogueira, Diretor Executivo de Negócios e Marketing da Bancorbrás. “Nossos investimentos estão pautados em investimentos estratégicos que tenham conexão com nosso core business e que estejam conectados com nossos valores”.
A Vivalá desenvolveu um modelo de Turismo Sustentável que é representado, principalmente, por estruturação de expedições em Unidades de Conservação e Terras Indígenas brasileiras, visando a preservação da biodiversidade e beneficiando financeiramente as comunidades locais, valorizando a cultura de povos tradicionais e promovendo a sustentabilidade. “Trazemos, em parceria com a Vivalá, pacotes de experiência ligados à natureza, convivência com povos locais, turismo sustentável e ecológico”, aponta Claudio.
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“O investimento da Bancorbrás na Vivalá e o início de nossa parceria comercial juntos é extremamente estratégica para o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil. Juntos, expandiremos nossa atuação geográfica para todo o país, aproximaremos milhares de pessoas de unidades de conservação e comunidades tradicionais, dando acesso a experiências únicas de ecoturismo, aventura e turismo de base comunitária através de nossa venda direta, clube e agências parceiras”, ressalta Daniel Cabrera, Cofundador e Diretor Executivo da Vivalá.
As equipes de venda da Bancorbrás estão passando por um treinamento exclusivo para a divulgação dos pacotes de viagem para destinos sustentáveis. Inicialmente, a empresa pretende dar mais ênfase aos produtos que já existe uma procura nos canais de atendimento ao cliente, como Chapada dos Veadeiros e Foz do Iguaçu. Ao longo do ano, mais locais serão incluídos no portfólio. “O objetivo é apoiar a ampliação dos destinos de experiências para o Turismo de Bases Comunitária, desenvolvimento de produtos voltados ao ecoturismo, volunturismo, grupos de incentivo para empresas, turismo pedagógico para crianças de baixa renda, estimular o ESG em outras empresas e institutos parceiros do nosso Instituto Bancorbrás”, comenta o executivo.
O diretor da empresa aponta que, além de aumentar o leque de ofertas para os clientes, a parceria com a Vivalá visa promover e desenvolver o turismo de sustentabilidade, de modo a trazer benefícios para as comunidades envolvidas. “Esse trabalho nasceu de uma prospecção do nosso Instituto Bancorbrás, que desenvolveu um programa para apoio para projetos que tivessem como foco o turismo sustentável. O foco inicial foi ampliar os destinos e comunidades beneficiadas. O número de unidades mais que dobrou desde o início da parceria”, afirma. “Agora, com a nossa expertise no turismo, poderemos agregar valor nas experiências oferecidas pela Vivalá, com insumos e acordos comerciais mais vantajosos para fomentar a formatação da experiência completa do cliente, além de promover um impacto social no desenvolvimento do Turismo de Base comunitária, beneficiando a preservação, sustentabilidade e a geração de renda para comunidade”.
Expansão do modelo de negócio
Com a parceria, a Bancorbrás Turismo optou por participar da rodada de captação que tinha como propósito ampliar o número de Unidades de Conservação de 23 para 42, com representatividade em todas as regiões do país, meta que deve ser superada ainda no primeiro semestre, bem como contribuir como um canal de distribuição e vendas dessas experiências.
Mulheres buscam o turismo sustentável
Pesquisa realizada pela Bancorbrás Turismo identificou que os destinos turísticos sustentáveis são procurados em sua maioria, por mulheres, entre 25 e 40 anos, solteiras, que buscam viagens seguras e com conexão com a natureza. São de classe média e média alta, que viajam regularmente e querem obter novas experiências, fugindo do estresse do dia a dia e das cidades grandes. Temos acompanhado um aumento considerável de outros públicos, como os da melhor idade e famílias com crianças, cada vez mais presentes em nossas Expedições”, comenta Daniel.
Sobre a Bancorbrás
A Bancorbrás atua nos segmentos de Turismo, Consórcio e Seguro, com sede no Distrito Federal e filiais em Anápolis (GO), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Caldas Novas (GO). Na área de Turismo, conta com a Bancorbrás Turismo (presente em todas as regiões do país, a empresa é especialista em formatação de pacotes turísticos nacionais e internacionais, em grupos como maior idade, adolescentes, escolares, corporativos, esportivos, entre outros. Além de oferecer títulos do Clube de Turismo Bancorbrás). A Empresa também atua como Administradora de Consórcios (automóveis, imóveis, serviços entre outros) e como Corretora de Seguros (vida, auto, residencial, empresarial, viagem e outros). Para fomentar as iniciativas de desenvolvimento educacional, cultural e social voltadas para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e para a população em situação de vulnerabilidade social, a Empresa mantém o Instituto Bancorbrás, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que promove ações de cidadania. Em 2024, a empresa recebeu o selo Great Place To Work (GTPW).
Sobre a Vivalá
A Vivalá atua no desenvolvimento do Turismo Sustentável no Brasil, promovendo experiências que buscam ressignificar a relação que as pessoas têm com o Brasil, sua biodiversidade e comunidades tradicionais. Atualmente, a Vivalá atua em 22 unidades de conservação do país, contemplando os biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, e trabalha em conjunto com mais de 700 pessoas de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, sertanejas e caiçaras.
Com 15 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais, a Vivalá tem a confiança da Organização Mundial do Turismo, ONU Meio Ambiente, Braztoa, Embratur, Aberta, Fundação do Grupo Boticário, Yunus & Youth, além de ter uma operação 100% carbono neutro e ser uma empresa B certificada, tendo a maior nota no turismo do Brasil e a 7ª maior em todo o setor de turismo no mundo. Até dezembro de 2023, a Vivalá já realizou mais de 250 expedições e embarcou mais de 3 mil viajantes, além de ter injetado mais de R$ 4 milhões em economias locais através da compra de serviços de base comunitária e consumo direto dos viajantes.