22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Recife é o destino preferido das mulheres que viajam sozinhas com a Azul

As mulheres já representam 49% das pessoas que viajam sem acompanhante. A faixa etária entre 46 e 60 anos é maioria

São Paulo, 08 de março de 2024 – Há algumas décadas, a ideia de explorar o mundo sozinha parecia apenas um sonho para muitas mulheres. No entanto, esse desejo por independência ganhou força e tornou-se uma tendência de comportamento que cresce cada vez mais. Na Azul, a maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, elas já representam 49% das pessoas que viajam sem acompanhante.

No ano de 2023, mais de 2 milhões de mulheres exploraram destinos por conta própria, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.

O grupo entre 46 e 60 anos está impulsionando esse movimento de liberdade, representando 18% das Clientes. Em relação aos destinos mais procurados, a cidade de Recife ficou em primeiro lugar, seguida pelo hub da Azul no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“Viajar sozinha já foi visto como um ato de coragem, mas com as mudanças que estamos acompanhando no mundo, tornou-se uma experiênciabengrandecedora que permite vivenciar novos lugares e criar histórias para si. Quando observamos a lista dos destinos escolhidos, percebemos a importância da estratégia de conectividade da Azul, que leva a Cliente para um ponto do qual ela tem acesso a uma grande variedade de cidades no Brasil e no mundo”, afirmou a gerente de Planejamento de Malha, Beatriz Barbi.

Confira abaixo os destinos preferidos das mulheres que viajaram sozinhas com a Azul:

1. Recife (PE)

2. Campinas (SP)

3. Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ)

4. São Paulo – Guarulhos (SP)

5. Porto Alegre (RS)

As mulheres da Azul mostram que o céu não é o limite

“Lugar de mulher é onde ela quiser.” Essa frase, embora clichê, ressoa perfeitamente na trajetória de três mulheres inspiradoras no mercado de aviação. Em um setor historicamente dominado por homens, especialmente nas áreas técnicas, elas têm conquistado posições de destaque, refletindo o crescente número de mulheres que estão deixando sua marca e trazendo diversidade para a indústria da aviação.

Essa tendência também é evidente na Azul, onde as mulheres estão desempenhando papéis cada vez mais importantes e contribuindo para democratizar e enriquecer o setor.

No Dia Internacional da Mulher, é momento de enaltecer não apenas as conquistas, mas também a resiliência e a determinação das mulheres em superar desafios em todas as esferas da vida. Nesse contexto, destacam-se as histórias de duas mulheres inspiradoras que atuam na Azul:

– a responsável pela manutenção preventiva de aeronaves;

– uma tripulante que vendia doces no farol, vestida de Branca de Neve, para custear seu curso de comissária.

Na manutenção de motores e aeronaves

Na aviação, as mulheres não estão apenas decolando nos serviços de atendimento ao Cliente, mas também estão ganhando espaço e reconhecimento na equipe técnica e de manutenção dos aviões da Azul. Um exemplo inspirador é
Joyce Campos Gomes de Lira, que ingressou na equipe de manutenção há três anos e hoje faz parte de um time exclusivamente feminino. Responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva de motores e outras partes mecânicas das aeronaves, essas mulheres desempenham um papel vital no hangar da companhia, garantindo voos seguros aos nosso Clientes.

A presença e o sucesso das mulheres na manutenção de aeronaves da Azul são testemunhos potencial feminino e da importância da igualdade de gênero. Elas são pioneiras, abrindo caminho para futuras gerações de mulheres que desejam prosperar neste campo desafiador e emocionante. “Quero facilitar a entrada de outras mulheres na área técnica, assim como outras mulheres fizeram por mim. Estou não apenas desafiando estereótipos, mas também inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos, independentemente das barreiras que possam encontrar”, pontua Joyce.

Além de dominarem habilidades técnicas complexas, como a inspeção detalhada dos sistemas e a execução de reparos especializados, as mulheres na manutenção de aeronaves da Azul trazem uma perspectiva única para o campo, contribuindo com soluções inovadoras e uma abordagem meticulosa para o trabalho, elevando os padrões da indústria.

Um sonho e muita obstinação

Algumas áreas da aviação exigem dos Tripulantes não apenas dedicação, mas também paixão e entrega total. Ninguém compreende melhor essa entrega do que uma mulher. Determinada a se tornar comissária de voo, Aline Izidoro buscou maneiras criativas de alcançar seu sonho, chegando a vender balas na rua para financiar sua meta.

Consciente dos obstáculos financeiros que precisaria superar para custear o curso de comissário de voo, ela não hesitou em seguir seu sonho, mas também encontrar uma maneira de torná-lo realidade. Com coragem e criatividade, ela começou a vender doces no farol, vestida de Branca de Neve, aproveitando cada oportunidade para economizar e investir no seu futuro.

“Cada venda representava um pequeno passo em direção ao meu objetivo, e eu me recusava a desistir. Com o tempo, minha determinação e esforços começaram a dar frutos. Mergulhei e cabeça nos estudos e paguei à vista o curso. Me formei e fiz o processo seletivo na Azul, em São Paulo, quando pude experimentar a sensação de voar pela primeira vez. E de lá para cá, tem dias que passo mais tempo nas nuvens do que com o pé no chão”, avalia Aline.

As histórias inspiradoras de mulheres que desafiaram expectativas e alcançaram seus objetivos estão contribuindo com a Azul para se tornar uma empresa diversa e inclusiva. Suas jornadas de determinação refletem o espírito do Dia Internacional da Mulher, inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial para alcançar grandes conquistas.

Alçando voos mais altos: As metas da Azul para o empoderamento feminino

Assim como as mulheres da Azul, a companhia também tem sonhos e metas ambiciosas para promover o empoderamento feminino na aviação.

Firmamos nossa adesão à agência ONU Mulheres e ao programa “Equidade é Prioridade – Gênero”, visando potencializar a diversidade, equidade e inclusão não apenas em nosso negócio, mas em todo o setor aéreo. Como parte de nossa agenda ESG, nos tornamos a primeira aérea brasileira a aderir ao Pacto Global da ONU, comprometendo-nos com a meta de alcançar 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030. Atualmente, mais de 5.700 mulheres integram a equipe Azul, ocupando 40% dos cargos de liderança, inclusive sete
diretoras. Além disso, conquistamos a equidade salarial em todas as funções, reforçando nosso compromisso com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

Sobre a Azul

A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas,
tendo mais de 1.000 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota de passageiro operacional com mais de 170 aeronaves e mais de 14.000 Tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em dezembro de 2022. A Azul foi nomeada pela Cirium (empresa líder na análise de dados da aviação) como a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022, sendo a primeira companhia aérea brasileira a obter esta honra. Em 2020, a Azul conquistou o prêmio de melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor Travelers’ Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento. Para mais informações, visite
www.voeazul.com.br/ri.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles