Companhia, especializada em empreendimentos de alto padrão, se uniu à brasileira Castaño Martorani, representante exclusiva da empresa no Brasil, para buscar compradores
A Mota-Engil, empresa líder em Portugal no segmento de engenharia e construção, reconhecida mundialmente, está atenta à intensa movimentação de brasileiros buscando Portugal como destino para férias, investimento e até mesmo moradia. De olho nesse mercado, a companhia, que teve um faturamento superior a 5 bilhões de euros em 2023, acaba de lançar o projeto residencial mais importante de sua história, o Aurios, localizado na cidade do Porto, e espera comercializar cerca de 20% do empreendimento para brasileiros.
Para isso, a construtora portuguesa, reconhecida por seus imóveis de alto padrão, se associou a um parceiro nacional – a Castaño Martorani -, especializada em comercializar imóveis fora do Brasil para brasileiros, para captar esse público. O VGV total do empreendimento chega a 80 milhões de euros, que na conversão atual equivale a aproximadamente R$ 500 milhões. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2025.
O projeto do Aurios tem 48 imóveis, entre apartamentos e casas, que serão comercializados por valores a partir de 1.7 milhões de euros. “A expectativa é vender cerca de 20% de todo o empreendimento para o público brasileiro. Hoje, nós atendemos cerca de 22 mil clientes por ano e em 2023 aproximadamente 35% das buscas foram focadas em Portugal, demonstrando enorme interesse do nosso público e alto potencial de oportunidades no país, tanto para investir como para passar férias.”, explica Leandro Castaño Martorani, fundador e CEO da Castaño Martorani.
Os brasileiros se tornaram os principais investidores internacionais de imóveis residenciais em Portugal, desde 2020, segundo a plataforma portuguesa Idealista. O mercado movimentou 30 bilhões de euros em 2021 e em julho de 2022 19% dos investimentos internacionais em imóveis em Portugal foram feitos por brasileiros.
O Aurios, da Mota-Engil, é ideal para os compradores que desejam se mudar para a cidade em um imóvel de luxo, para second home e até mesmo para investimento, com objetivo de proteção patrimonial a longo prazo. O fato de ter poucas unidades também faz com que o empreendimento demonstre grande possibilidade de valorização ao longo dos anos.
“O Aurios é com certeza um dos empreendimentos com maior potencial de vendas para brasileiros que temos no portfólio hoje. Na melhor localização do Porto e com alto padrão de estrutura, é perfeito tanto para quem quer se mudar para Portugal, por ser extremamente sofisticado e confortável, quanto para investidores, que poderão ver seu imóvel valorizando cada vez mais devido à localização, exclusividade e estrutura. A nossa expectativa é de que ele se torne um ícone residencial da cidade do Porto”, explica Martorani.
O complexo residencial terá vista para o rio Douro, cartão postal da cidade de Porto, e sua construção será integrada à natureza, composto por 26 casas e 22 apartamentos com metragens extensas. Chamadas de Moradias Jardim, Moradias Pátio ou Moradias Terraço, as casas variam de 300 a 350 metros quadrados, duas das opções tendo piscinas privativas. Já os apartamentos têm entre 240 e 290 metros quadrados com opções de um piso ou duplex.
O espaço ainda contará com diversas áreas comuns e de lazer, como piscina, academia com vista para o rio, quadra de padel, sauna, banho turco, além de espaços de convivência.
A cidade do Porto, segunda maior de Portugal, traz a união das características de metrópole, como Lisboa, com variedade cultural e opções de lazer, com a calmaria e riqueza natural de cidades consideradas mais luxuosas como Cascais e Quinta do Lago. Por esse motivo, a cidade foi a escolhida para a construção do que promete ser um dos empreendimentos mais interessantes do país. A escolha do local de construção também foi pensada estrategicamente, visto que o terreno é inclinado de forma a permitir que cada patamar tenha acesso a vista privilegiada do Rio Douro e garanta a privacidade dos moradores.
A sustentabilidade também é um ponto importante na estruturação do Aurios. O empreendimento tem no planejamento iniciativas como a utilização de painéis fotovoltaicos e solares e a implementação de medidas de eficiência energética, além da aplicação de materiais naturais e ecologicamente sustentáveis, como a cortiça, o granito, e outros de longa durabilidade e baixo impacto ambiental, integrando o empreendimento na paisagem e minimizando o impacto ecológico.
A Mota-Engil, que tem atuação em diversos segmentos da construção, no segmento imobiliário foca a sua atuação em projetos diferenciadores em qualidade e centrados em localizações premium, sendo o projeto Aurios um exemplo do foco na promoção imobiliária.
No Brasil, marca presença desde 2009, tendo no mercado brasileiro um valor médio anual de faturação entre 100 a 150 milhões de euros, concentrando a atividade em Infraestruturas, construção, manutenção de plataformas offshore, ambiente e concessões.