Fevereiro chegou e enquanto muitos brasileiros se preparam para aproveitar a festa por aqui, lá na Ilha de Páscoa, um dos destinos mais isolados e místicos do mundo, outro “carnaval” vai começar também. É o Tapati, festival realizado anualmente pelo povo Rapa Nui, que celebra e homenageia suas tradições por meio de competições esportivas, de danças, muita gastronomia e arte. São dias cheios de festa que atraem milhares de turistas.
A edição de 2024 prevê o maior público desde 2020, pois a ilha ficou fechada durante dois anos e só retomou os voos diários há poucos meses.
Aqui na COCO, trabalhamos com o Nayara Hangaroa, hotel considerado um dos 15 melhores hotéis da América do Sul em 2023, segundo a Condé Nast Traveller. Foi inaugurado há uma década pela família Hitorangi e por ali realiza apresentações especiais de dança ancestral com o grupo Haka’Ara Tupuna. Todas as terças e quintas, o grupo faz shows com venda de ingressos para hóspedes e turistas. O hotel também organiza uma sessão de fotos com roupas ancestrais e até casamentos. Neste link, você encontra fotos de um casamento realizado no fim do ano passado pelo grupo.
Quando acontecerá o Tapati 2024?
A 56ª edição do Tapati acontecerá entre sexta-feira, 9 de fevereiro, e sábado, 17 de fevereiro de 2024.
Em que consiste o Tapati?
O Tapati consiste em uma competição entre clãs. Ao longo do festival são realizados diversos eventos que somam pontos para a escolha do vencedor. Uma das provas mais conhecidas é a Tau’a, maratona que acontece ao redor do vulcão Rano Raraku. É um verdadeiro teste físico dividido em três partes: Vaka Ama, que consiste numa corrida de remo em barcos de junco; Aka Venga, que é uma corrida carregando cachos de bananas que pesam cerca de 40 quilos; e por último, um percurso pelo rio com a ajuda de uma Pora, uma pequena prancha de junco.
Outra prova famosa é a Haka Pei, em que os participantes descem de costas de uma grande ladeira em um trenó feito de troncos de bananeira. São 120 metros de terreno íngreme, e a corrida pode chegar a 70 km/h. Há também corridas de cavalos em Vaihu, obrigatórias em uma ilha habitada por cavalos.
Todas essas provas são inspiradas na antiga competição em homenagem ao deus criador Make Make. A história dos Rapa Nui conta que os participantes tiveram de obter o primeiro ovo que a Manu Tara (andorinha-do-mar de Páscoa) deixou na ilhota Motu Nui e depois retornar a Rapa Nui para escalar a falésia Rano Kau. O vencedor foi nomeado Tangata Manu, o homem-pássaro.
Artesanato Tapati
Mas não há apenas provas físicas no Tapati. Também são realizados concursos de artesanato com Mahute, planta cuja casca pode ser utilizada na confecção de telas, enfeites e fantasias. A isto somam-se exposições de esculturas, com réplicas de moai, dos petróglifos de Orongo e Reimiro, ornamento peitoral icônico da ilha. Destaca-se também a confecção de colares com flores polinésias, como a tipianie ou a tiare, os mesmos que são entregues aos visitantes nas boas-vindas ou nas despedidas.
Uma celebração inesquecível
Ao anoitecer começam as espetaculares competições de dança, momento em que também é realizado o Takona, em que os participantes pintam seus corpos com tintas naturais misturadas com argila. Diante de um grupo de sábios, eles devem explicar teatralmente as razões de seus desenhos. Outras competições são o Kai Kai, em que é preciso recitar uma história com a ajuda de fios que entrelaçam nos dedos; e o Koro Haka Opo, um confronto de coral em que cada grupo deve interpretar sem se repetir ou errar. Tudo é coroado com o Umu Tahu, um assado gigante de carne e peixe típico da região.
O Tapati termina com a coroação do vencedor e da rainha do clã e a cerimônia final acontece em Ahu Tahai, sítio arqueológico localizado ao norte da capital Hanga Roa. O local consolidou-se como uma das maiores atrações da ilha dada a sua grande quantidade de estátuas moais.
Sobre o Nayara Hangaroa: O hotel está localizado em um local privilegiado dentro da Ilha de Páscoa, na principal orla da cidade com vista para o mar, a menos de 1 quilômetro do aeroporto e a poucos minutos do centro da cidade, o que permite ao viajante inserir-se facilmente na comunidade local. Para viajar para a Ilha de Páscoa é importante considerar que ela fica a mais de 3.000 quilômetros do Chile. A concepção arquitetônica de Nayara Hangaroa é uma homenagem à vila cerimonial de Orongo, cujos vestígios ainda se encontram nas alturas do vulcão Rano Kau. O hotel oferece passeios para conhecer as gigantescas estátuas de pedra, os Moai, os elementos mais icônicos rapa nui, cultura que está também na gastronomia do hotel e nos tratamentos do spa Manavai.