Brasília, 19 de dezembro de 2023 – A LATAM reforçou na segunda-feira (18) em Brasília (DF), junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), o seu compromisso para contribuir com a ampliação da conectividade e do acesso da população brasileira à aviação. A LATAM tem o compromisso de fazer com que cada vez mais brasileiros possam voar, como atestam as seguintes ações já em curso:
AVIÃO SOLIDÁRIO: Por meio do programa Avião Solidário, a LATAM já coloca à serviço do Brasil há quase 11 anos a sua capacidade de transporte em atendimento gratuito de cargas e passageiros, principalmente nas emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. Até hoje, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil e transportou gratuitamente 921 toneladas de cargas, incluindo 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 (70% das vacinas transportadas em todo o Brasil). Também já transportou gratuitamente 4,6 mil animais para preservação das espécies. Somente em 2023, o Avião Solidário da LATAM já concedeu no Brasil cerca de mil passagens para ONGs parceiras, transportou gratuitamente 60 animais e 78 toneladas de cargas emergenciais para apoiar enfrentamento das enchentes em Recife e no Litoral Paulista, na crise humanitária dos Yanomamis e no socorro aos botos do Amazonas por conta da estiagem, entre outras iniciativas.
TRANSPORTES HUMANITÁRIOS: Outra ação da LATAM pouco conhecida pelo grande público é o desconto de até 80% no valor da passagem aérea para casos de viagens por morte ou internação grave de familiar, que já se refletiu em 13 mil passagens aéreas (o equivalente a 80 voos). Além disso, a LATAM transporta gratuitamente órgãos e tecidos para transplantes, além de profissionais de saúde. Em 2023, foram 1.132 órgãos e tecidos transportados gratuitamente para todo o Brasil.
PROMOÇÕES E MAIS ASSENTOS: A LATAM é a empresa aérea que mais adicionou assentos ao mercado brasileiro desde a pandemia: em 2023 a capacidade da LATAM no Brasil (equivalente a quantidade de assentos colocados a venda) cresceu 9% em comparação com 2019 (antes da pandemia de Covid-19). Isso em um período em que o restante do setor aéreo reduziu a oferta de assentos em 3%. Em 2019, a LATAM tinha 32% do total do mercado aéreo doméstico no Brasil. Hoje, chega a 39%. Além disso, a LATAM teve em setembro a menor tarifa média doméstica do Brasil (dados da ANAC) e em 2023 foi a que mais realizou promoções, oferecendo passagens a preços mais baixos durante todo o ano.
Além de todas as ações acima já em curso, a LATAM entende a necessidade de ampliar ainda mais o acesso da população brasileira à aviação. Por isso, comprometeu-se com as seguintes 4 ações para 2024:
CAMPANHA EDUCATIVA: A LATAM entende que hoje ainda existem oportunidades para os passageiros encontrarem passagens mais baratas e mais adequadas às suas necessidades de viagem. Por isso, fará ao longo de 2024 uma campanha educacional que ajudará, de forma muito didática e simples, o cliente a comprar melhor. O objetivo da LATAM será o de ajudar a encontrar preços mais acessíveis e explicar melhor quando e como adquirir os bilhetes que mais se adaptam às suas necessidades. “Quando a gente tem pessoas que compram da melhor forma possível, elas conseguem comprar a um preço mais baixo”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
“ROTA DA SEMANA” E MAIS PROMOÇÕES: A partir de março de 2024, a LATAM fará toda semana uma promoção de pelo menos uma rota com passagem abaixo de R$ 199,00. Essa ação estimulará as compras com a antecipação correta para direcionar o acesso aos preços baixos. Para 2024, a LATAM orçou mais de R$ 4 milhões para campanhas de vendas promocionais em latam.com, ações de Mega Promo e no Big Brother Brasil 2024, além de ações pontuais chamadas de Happy Hour. “Isso vai chamando a atenção para qual é o destino correto e que momento você tem que comprar”, explica Jerome.
NOVIDADES NO LATAM PASS: Em 2023, a LATAM já postergou para abril de 2024 a validade dos pontos LATAM Pass que iam expirar durante a segunda metade de 2023. Agora, a companhia anuncia que, a partir de 2024, a validade dos pontos deixa de ser de dois anos desde que o cliente voe com a LATAM. Ou seja, a partir do momento em que o cliente voar com a LATAM, ele terá seus pontos revalidados e estes não caducarão sempre que mantenha voos com a companhia. “Com isso, são mais pontos disponíveis para os passageiros utilizarem e são mais passagens que podem adquirir de forma mais econômica”, explica Jerome.
10 MIL ASSENTOS ADICIONAIS POR DIA: A LATAM entende que quanto mais voos, maior a possibilidade de baixar o preço da passagem. Por isso, vai adicionar 10 mil assentos à sua operação no Brasil todos os dias em 2024. “São mais de 3 milhões de assentos adicionais no ano para fazer com que mais gente possa voar. Como esses assentos precisam ser ocupados, naturalmente o preço será pressionado para baixo”, explica Jerome.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.