Joanesburgo, (sexta-feira, 1 de dezembro de 2023 ) – Durante a sua aparição na Comissão Permanente de Contas Públicas do Parlamento (SCOPA) na semana passada, os auditores externos da South African Airways apresentaram as suas conclusões sobre as demonstrações financeiras da companhia aérea dos últimos quatro anos, ou seja, de abril 2018 a Março de 2022. Os relatórios dos meios de comunicação social que se seguiram às apresentações da SCOPA pintaram em grande parte um AEA que é marcado por uma história de má gestão e um futuro persistentemente incerto.
O relatório do Auditor-Geral cobre as finanças da SAA durante os anos de captura do Estado, e não as suas actuais condições positivas de caixa e de resgate pós-negócio.
A gerência e o Conselho que foram instalados desde que o SAA emergiu do resgate comercial e iniciou suas operações no final de 2021, refutaria qualquer alegação de que a posição financeira da SAA esteja atualmente em um ponto de ruptura e a sustentabilidade da companhia aérea seja questionável.
O recente exercício financeiro de 2022/2023 ainda está sendo auditado e a apresentação formal das demonstrações financeiras auditadas ao Parlamento, onde os detalhes da estrutura das finanças dessa entidade pública serão revelados, ainda está para ocorrer.
Energizado pela avaliação nas conclusões apresentadas pelo Auditor Geral ao representante dos acionistas da AEA, Ministro Pravin Gordhan, na Assembléia Geral Anual da empresa em novembro de 2023, bem como na sessão do SCOPA mencionada acima, a liderança atual da SAA é organizada para reconstruir e reposicionar a companhia aérea como um provedor de serviços aéreos formidável em seus mercados escolhidos.
Sob a insistência de seu representante acionista, a companhia aérea implementou vários controles e políticas para evitar a repetição desses anos e garantir a conformidade escrupulosa da Lei de Gerenciamento de Finanças Públicas.
O AEA está em uma posição financeira mais saudável do que em vários anos. Os resultados financeiros auditados do ano 2022/23 mostrarão que a companhia aérea possui o balanço mais forte desde sua última declaração de lucro em 2011. Desde o ano passado, a companhia aérea opera com recursos financeiros gerados a partir de suas próprias operações e inovações de gerenciamento.
Mesmo contra o desempenho negativo histórico dos anos relatados no SCOPA, o O Auditor Geral pode declarar que a SAA é uma preocupação permanente, capaz de pagar seus passivos no vencimento.
A companhia aérea está em uma unidade de expansão e no mercado para mais aeronaves e está buscando um plano para adicionar mais rotas internacionais à sua rede.
No mês passado, a SAA adicionou seu primeiro voo intercontinental para São Paulo e um destino regional adicional para Abidjan. Nesta semana, anunciou a abertura da rota Gqeberha de 13th Dezembro de 2023. Um anúncio na próxima rota interoceânica será feito no início do ano civil de 2024.
A companhia aérea não apenas está expandindo meticulosamente sua frota e rotas, mas também está atraindo empregos que tiveram que ser eliminados durante o processo de reestruturação de resgate de negócios.
Planejamento rigoroso e due diligence são realizados antes de fazer grandes mudanças nas operações, com o objetivo de garantir que o SAA permaneça em uma posição estável para o crescimento sustentável.
The airlines’ expansion programme had a slag in the first six months of the current fiscal year due to the worldwide shortage of aircraft following the Covid pandemic global supply chain constraints that are experienced by aircraft manufacturers. To mitigate this pressure on available seats capacity, we have deployed temporarily unbranded aircraft ahead of the permanent long-term acquisitions that are being pursued. We are thankful that customers have embraced these aircraft and crew that vary from SAA’s acclaimed product.
We are also humbled and thankful for the support we have received from our customers, Voyager members, and suppliers, along with our travel trade partners, who have stoically stood by us. Their continued support remains invaluable to us.
SAA has a medium-term corporate plan that envisages the airline being further strengthened by investment and business transformation from the identified private equity partner, Takatso Aviation. It is planned that until this transaction is concluded, the resized SAA will continue to defend and grow its market share and thrive financially.
Our relationship with our suppliers, trade partners, and customers are vital to us, and we remain committed to talking to you, sharing ideas, and addressing any concerns you may have about SAA’s business continuity prospects.
John Lamola
SAA Interim Chief Executive Officer