Evento acontece dia 6 de outubro e é parte da programação da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos
A Rede de Cidades Criativas da Unesco é composta por 246 cidades mundo afora, sendo apenas doze brasileiras. A Paraíba é o único estado no Brasil a contar com duas nessa lista: João Pessoa e Campina Grande. Destaque no cenário e no estímulo ao surgimento de soluções criativas conjuntas, a Paraíba recebe, no dia 6 de outubro, dentro da programação da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC), o Fórum Internacional Cidades Criativas.
Com uma programação diversificada, o Fórum abordará temas fundamentais relacionados às cidades criativas, políticas públicas, cooperação, arte midiática, música, artesanato, bem como o presente e o futuro da economia criativa. O evento visa inspirar a inovação, a colaboração e a conexão entre profissionais, empreendedores e líderes que moldam a indústria criativa.
Como participar — O credenciamento começa às 8h para no máximo 150 participantes, por ordem de chegada. A abertura acontece às 9h com a participação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e o superintendente do SEBRAE PB, Luiz Alberto Amorim. Na condição de representante de Cidade Criativa da Unesco, o prefeito deverá destacar o impacto positivo desse reconhecimento para o cenário local e também como uma forma de integrar João Pessoa a uma rede global de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável e inovador por meio da cultura e criatividade.
Programação — O Fórum contará com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, trazendo perspectivas diversas e experiências inspiradoras. A programação abrange Mesa de Debate sobre artesanato, explorando políticas públicas e ações de cooperação, com participação de Idrasen Vencatachellum, presidente da Rede Internacional para o Desenvolvimento do Artesanato (RIDA) em Paris; Daniel Farfán, diretor de Artesanato da Secretaria de Cultura de Puebla no México; Virgínia Cavalcanti do Laboratório “O Imaginário”, em Recife, e Eduardo Barroso do Laboratório de Inovação Cultural (LABIN) em João Pessoa.
A Capital paraibana representa o Artesanato e Artes Populares na lista de cidades criativas, já Campina Grande, se destaca na categoria Artes Midiáticas. Neste contexto, o Fórum também traz especialistas renomados para compartilhar suas experiências. Participam da Mesa de Debates Álvaro Narvaez, secretário de Cultura de Medellín, na Colômbia; Dominique Roland, Diretor do Centro e Artes Enghien-les-Bains, França; Ana Carla da Fonseca, pioneira em Cidades Criativas e Empresária da Garimpo de Soluções; e Marcelo Barros da Associação Brasileira de Artes Midiáticas (Abramid), em Campina Grande.
O evento vai trazer ainda Mesa de Debates sobre “O Presente e o Futuro da Economia Criativa”, com a participação de Joaquim Cartaxo, arquiteto e urbanista, diretor superintendente do SEBRAE CE; Décio Coutinho, superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul e as futuristas Rosa Alegria, pioneira em Foresight Estratégico no Brasil, e Lala Deheinzelin, pioneira em Economia Criativa no Brasil, da empresa Solutions 4D Future.
A Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos acontece de 6 a 8 de outubro, no Espaço Cultural. O evento vai promover a convergência da inovação, criatividade e colaboração na região. O Fórum Internacional Cidades Criativas amplia o escopo da feira como um ambiente único para profissionais, empreendedores e líderes explorarem a diversidade da economia criativa. Ao unir visionários globais e pensadores locais, a FINCC não apenas celebra o potencial transformador da criatividade, mas também visa fortalecer a conexão entre os diversos setores no Nordeste, moldando um futuro dinâmico e promissor para a indústria criativa na região. O Fórum é uma realização do SEBRAE PB e da SEDEST/PMJP (Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa).