22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Azul Conecta anuncia um novo serviço para garantir os requisitos de segurança pré-determinados

Companhia é uma das poucas empresas brasileiras que possuem equipamentos e expertise para realizar tais procedimentos    

São Paulo, 19 de julho de 2023 – Visando desenvolver e auxiliar os voos de operadores aéreos dos mais diversos nichos da aviação – principalmente turboélice e jato –, a Azul Conecta acaba de apresentar ao mercado a sua mais nova capacitação técnico-operacional. Agora, a companhia está preparada para realizar uma das etapas do processo de Recertificação de Aeronaves para RVSM, o voo de monitoramento. Este serviço tem por finalidade garantir que os requisitos de segurança pré-determinados para a operação em altitudes com a separação vertical mínima reduzida estejam de acordo com o sistema de altimetria das aeronaves.  O serviço já está disponível, podendo ser adquiridos nos canais oficiais da companhia.

O que é Voos RVSM 

O RVSM baseia-se em diminuir a separação vertical entre as aeronaves, reduzindo a separação vertical de 2000 Pés (FT) para 1000 Pés (FT) entre FL 290 e FL 410 para todos os aviões que cumpram com os critérios exigidos pela autoridade aeronáutica.

O RVSM foi implementado no Brasil entre 1997 e 2005, e é de responsabilidade do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) juntamente com a regulamentação pela ANAC (Agência nacional de Aviação Civil).

uem pode voar na altitude de RVSM 

Ela pode ser utilizada na aviação geral, táxi-aéreo e linhas aéreas, em aeronaves que se adequem aos requisitos:

Possuir pelo menos dois sistemas independentes de medição de altitude

  • Possuir transponder capaz de transmitir informações de altitude.
  • Possuir um Sistema de Piloto Automático capaz de controlar a atitude da aeronave, e, consequentemente a altitude, sem varrições.
  • Possuir um Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS).

Autorização para voar RVSM 

Para operar neste espaço aéreo é necessário ter algumas autorizações junto à ANAC. Uma delas é a carta de autorização Letter of Authorization (LOA), na qual o operador da aeronave deve encaminhar o laudo de manutenção certificada para o órgão.

Além disso, deve ser enviados comprovantes de conclusão de aproveitamento de treinamento realizado pela tripulação, e o relatório de monitoramento do sistema de altimetria da aeronave. Tais procedimentos devem ser renovados a cada 24 meses ou 1000 horas de voo.

Atualmente, a Azul Conecta é uma das poucas empresas brasileiras que possuem equipamentos e expertise para realizar todos estes procedimentos.

A Recertificação de Aeronaves para Voos RVSM já está disponível, podendo ser adquirida por meio do telefone +55 (11) 95718-2110.

Sobre a Azul Conecta  

Focada no desenvolvimento da aviação sub-regional, a Azul Conecta possui 8 bases operacionais tendo como sede a cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Com 27 aeronaves Cessna Grand Caravan/ Caravan EX, sendo 3 modelos exclusivamente cargueiros, a Azul Conecta voa para mais de 80 destinos no país atuando no fortalecimento da conectividade da malha aérea da Azul.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles