Evento idealizado pela Orla Rio destacou iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do turismo
No dia 6 de junho, o bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, recebeu a primeira edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável, promovido pela Orla Rio. O evento, realizado no Hotel Nacional, recebeu mais de 700 convidados e contou com a participação de importantes nomes da indústria do turismo, além de palestrantes especiais, como Amyr Klink, empresário, economista e escritor; e Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.
O seminário debateu as principais iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do turismo nos próximos anos, reunindo os setores público e privado em um ciclo de palestras que contou com a parceria e apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, RioTur, Rio Convention & Bureau, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Turismo do estado e município.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do evento, destacando o impacto do turismo para o desenvolvimento econômico tanto do Rio de Janeiro quanto do Brasil. “De janeiro a abril deste ano, mais de dois milhões de turistas internacionais vieram ao país e gastaram R$ 10 bilhões. Investir no turismo é movimentar a nossa economia e ampliar oportunidades de emprego”, afirma o presidente da agência.
O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável também foi marcado pelo anúncio do Prêmio de Excelência, selo que visa ampliar, ainda mais, o padrão de qualidade dos 309 quiosques administrados pela Orla Rio. Referendado pela Embratur, o selo tem como objetivo fazer com que os quiosques estejam cada vez mais bem preparados para receber com excelência os cariocas e turistas, sempre com respeito às questões socioambientais, um dos pilares da concessionária.
“A Orla Rio é um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro. Somos responsáveis por proporcionar a melhor experiência de lazer à beira-mar, mas sempre com comprometimento com o meio ambiente. O Prêmio de Excelência promete estimular os quiosques a aprimorarem seus serviços, mas um dos tópicos principais envolve o compromisso com as ações sustentáveis. Nossa proposta é em prol de uma orla mais verde”, afirmou João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Responsável pela abertura do evento, Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, relembrou o termo de parceria com a Orla Rio, assinado na última segunda, dia 5, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O termo tem como finalidade promover a integração institucional e a promoção de atividades e projetos voltados ao desenvolvimento de ações relacionadas ao turismo sustentável.
O encerramento do evento ficou a cargo do empresário, economista e escritor, Amyr Klink, que abordou sua experiência ao longo de 40 anos como navegador.
O ciclo de palestras também contou com painéis, como Rio: Capital do turismo sustentável, com Andréa Senko, Secretária Municipal da Fazenda e Planejamento do Rio; Turismo Sustentável no Brasil – quem já faz, com Pablo Morbis, do Grupo Cataratas; Turismo Circular como vetor de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro, com Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio; e Philipe Campello, presidente do Inea; entre outros.