O Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), um dos mais importantes do Paraná, é mais uma base a apoiar o APU Zero – que reduz em mais de 70% o uso de querosene das aeronaves em solo.
São Paulo, 24 de maio de 2023 – Em parceria com a Azul Linhas Aéreas, o Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), localizado a 18 km de Curitiba, passa a adotar o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia. Com essa decisão, um dos mais importantes aeroportos do Paraná, integra agora a lista de 12 bases que colaboram para reduzir em até 73% o uso de querosene das aeronaves enquanto elas estão em solo.
O Auxiliary Power Unit – ou, em português, Unidade Auxiliar de Energia – é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda de alguns aviões, e que é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. Com o programa e a parceria dos aeroportos, ao pousar, os voos da Azul são imediatamente recebidos com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, garantindo conforto aos Clientes – que embarcam e desembarcam, sem que o APU seja ligado e consuma parte do combustível da aeronave.
O programa APU Zero já completou um ano. A primeira base a aderir ao APU Zero em abril de 2022 foi o Aeroporto de Viracopos (VCP). Atualmente, já são doze bases pelo país: incluindo além de VCP e, agora, o de Curitiba (CWB), os aeroportos de Belém (BEL), Florianópolis (FLN), Congonhas (CGH), Confins (CNF), Brasília (BSB), Rio de Janeiro (SDU), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO).
Segundo Daniel Tkacz, Vice-Presidente de Operações da Azul, os resultados do APU Zero até agora têm estimulado cada vez mais o crescimento do programa e o interesse de novos aeroportos por onde circulam os mais de 900 voos da companhia diariamente. “O uso de APU em solo, nas bases que adotam o nosso programa, caiu de 42%, em abril do ano passado, para 14%, em abril. E isso resultou em uma diminuição de 73% no combustível consumido em solo –o que evitou a emissão de 49 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Só em nossa base de Curitiba (CWB), a previsão é de que o uso de APU – que hoje é de 47%– caia em breve para 7%”, explica Tkacz.
Por tudo isso o programa será ampliado, e a quantidade de bases parceiras não deve parar por aí. A previsão é de que, até o final do ano, o programa conte com 20 aeroportos no total apoiando o APU Zero.
Novidades nas operações da Azul em Curitiba
Com o aumento de slots e expansão da presença da companhia no aeroporto de Congonhas, que passa de 26 para 84 movimentos de pousos e decolagens, a Azul retomou a rota direta ligando Congonhas ao Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB). Agora, serão mais 7.316 assentos por semana, entre Curitiba e o principal aeroporto de São Paulo, permitindo que os Clientes paranaenses voem até a capital paulista e retornem no mesmo dia. A novidade também possibilitará a conexão com nove cidades no interior paranaense, como Umuarama, que só conta com operação aérea da Azul.
A companhia, que opera desde janeiro de 2009 no aeródromo paranaense, realiza em média 33 voos diários e soma mais de 1.000 decolagens mensais para 17 destinos.