A compra permitirá ampliar a capacidade de expansão e aumentar o ganho de eficiência operacional das duas empresas
A BeFly, maior empresa da América Latina de turismo de capital fechado, composto por diferentes frentes de negócios voltados para o turismo e startups de tecnologia dedicadas a viagens, anuncia a compra majoritária do STB – Student Travel Bureau, consultoria de educação internacional líder de mercado no Brasil, com mais de 50 anos atuação e com mais de 50 escritórios no País e um na Austrália.
A nova aquisição da holding é estratégica para ambas as partes, tanto pela capacidade de expansão do negócio, quanto pela complementaridade das duas operações. A STB continuará sendo gerida pela atual liderança, o presidente José Carlos Hauer Santos Júnior e a vice-presidente Christina Bicalho.
Até o momento, a BeFly não possuía em seu portfólio uma consultoria de educação, que proporcionasse produtos e serviços que ampliassem as possibilidades de estudantes e profissionais, nas escolhas de seus caminhos para a educação formal e extracurricular em todas as fases da vida. Para isso, o STB é o parceiro ideal que permitirá ao ecossistema acelerar o crescimento do negócio na vertical educação.
O STB possui vários atributos que vão acelerar esse processo de expansão do negócio dentro da BeFly. A empresa é líder no segmento de educação internacional no País, possui expertise conquistada ao longo de mais de 50 anos de mercado, atuação em nível nacional e internacional. Além de curadoria especializada para a oferta dos diferentes cursos e programas e especialistas em educação global que atuam de forma consultiva. Somado a uma operação financeira e fiscal sólida, sustentável e toda a credibilidade da marca referência em intercâmbio no Brasil.
De acordo com o José Carlos Hauer Santos Júnior, presidente do STB, a sinergia entre os negócios impacta positivamente a empresa. “A consultoria de educação internacional passa a ser incorporada a um ecossistema com alta capacidade de expansão e network em diferentes segmentos econômicos, que permitirá levar a nossa oferta de serviços e educação internacional para novos públicos”, explica Hauer.
O CEO da Befly, Marcelo Cohen, acredita que o mercado de intercâmbio está em franca expansão. “Passado o período da pandemia, o País se reposiciona no contexto internacional. As pessoas estão retomando seus projetos anteriores, voltaram a investir na educação internacional com o intuito de realizar o sonho da experiência lá fora. Portanto, construir um currículo global e ampliar as oportunidades de atuação para além do Brasil é importante. Esse é o melhor momento para investir em uma empresa de intercâmbio”, comenta.
Mercado de intercâmbio no Brasil:
O contexto de mercado é favorável. Segundo levantamento do STB, a procura de brasileiros interessados em fazer intercâmbio em outros países, seja para curso de idiomas, ensino médio (High School), e até mesmo uma graduação e pós fora do país cresceu 30% em 2022 quando comparado a 2019 – ano antes do início da pandemia de Covid-19. Entre os destinos mais procurados ficaram: Canadá, EUA, Inglaterra, Austrália e Irlanda.
Existe uma perspectiva de crescimento na busca por intercâmbio em geral, seja para idiomas, high school, graduação, pós e extensão. Em paralelo, as corporações também vão dar atenção ao tema educação internacional incentivando treinamentos corporativos que possam acelerar a competitividade em escala global. “Conectar essas duas bandeiras, BeFly e STB, permitirá sinergias nas operações, ganho de eficiência operacional e reflete no crescimento sustentável dos dois negócios”, finaliza Cohen.
Sobre o STB – Student Travel Bureau:
Líder no segmento de educação internacional no Brasil, o STB – Student Travel Bureau oferece consultoria para intercâmbio em diversos destinos e conta com ofertas para todas as idades, com cursos que vão desde programas de férias para adolescentes, ensino médio e graduação até opções voltadas para a formação profissional e trabalho no exterior.
Fundado em 1971, está presente em todo o país, com 50 escritórios nacionais e um na Austrália, embarcando, em média, 30 a 50 mil estudantes brasileiros por ano. O STB trabalha com especialistas em educação global e tem parceria com algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, além de ser recrutador exclusivo dos programas de trabalho da Walt Disney World Company na América Latina e única empresa brasileira parceira do New York Times Education.
Com o compromisso de facilitar o acesso dos brasileiros à educação internacional, o STB patrocina o Global Access Through Education (GATE), plataforma brasileira que reúne conteúdos e promove palestras e masterclasses de instituições de ensino globais, além de apoiar projetos como a ONG Gerando Falcões.
Sobre a BeFly:
A BeFly, maior ecossistema de turismo da América Latina, foi criada em 2021 pela união das gigantes Belvitur (Be) e Flytour (Fly), percebeu que o turismo precisava de uma transformação rápida e inovadora para melhorar a experiência dos viajantes e tornar esse mercado uma grande alavanca para o país. Atualmente é a terceira maior empresa de turismo da América Latina de capital fechado. Um ecossistema especializado em soluções para o turismo, com diversos segmentos de atuação: viagens a lazer e a negócios, organização e produção de eventos, viagens de incentivo e tecnologia. O empresário e CEO, Marcelo Cohen, está à frente das empresas Belvitur, Flytour, Queensberry, Vai Voando, Qualitours, além de investir em diversas startups de tecnologia e inteligência artificial. Ao todo, são mais de 30 empresas integradas ao grupo e uma base superior a 700 mil clientes mensalmente e conta com 3 redes franqueadoras com mais 370 unidades. Para 2023 a expectativa é que a BeFly fature mais de 10 bilhões de reais.