“Esta recepção maravilhosa só me deu mais vontade de conhecer os pontos turísticos, como o Pelourinho, que sempre sonhei em visitar”, elogiou a paulista Anísia Batista dos Santos.
“Quero aproveitar ao máximo o tempo para circular pelo Mercado Modelo e visitar o Centro Histórico, além de tentar pegar uma praia”, revelou a catarinense Valdívia Santos.
Os depoimentos das turistas foram dados, nesta quarta-feira (22), no desembarque dos cruzeiristas do navio MSC Seashore, que atracou pela manhã no porto de Salvador, trazendo quase cinco mil passageiros. Eles tiveram o receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com a participação da bateria e de bailarinos do bloco afro Muzenza e de baianas típicas.
Foi oferecida também a experiência de imersão no Carnaval da Bahia, por meio da tecnologia de realidade virtual. Com o uso de óculos 3D, os turistas puderam vivenciar cenas da festa deste ano, com o trio elétrico de Daniela Mercury e o desfile do afoxé Filhos de Gandhy. A ferramenta foi desenvolvida pela Setur-BA, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec).
“Deu uma vontade enorme de conhecer o Carnaval baiano. Vi as pessoas dançando, como se eu estivesse mesmo dentro da festa”, relatou a turista do Mato Grosso do Sul, Isabely Barbosa, após a experiência virtual.
A temporada de cruzeiros marítimos na Bahia segue até 20 de abril. A previsão é no final contabilizar 400 mil passageiros e a injeção de mais de R$ 240 milhões na economia do estado.