Inscrições abrem nesta quarta-feira (15) para evento que reunirá fotógrafos profissionais e amadores
Em celebração ao primeiro voo da quarta frequência da companhia aérea TAP interligando o terminal paraense a Lisboa, em Portugal, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) realizará, no dia 27/3, o evento Spotter Night Infraero 2023. A inauguração do voo também contará com batismo de aeronave.
O encontro será às 21h30 e oferecerá a fotógrafos amadores e profissionais a oportunidade de fazer diversos registros em áreas restritas do sítio aeroportuário previamente definidas, de acordo com as condições operacionais e de segurança, além de fotos do terminal de passageiros. A duração do evento será de duas horas.
As inscrições começam nesta quarta-feira, 15/03, e devem ser realizadas até 20/3 pelo e-mail mayrasouza@infraero.gov.br Serão disponibilizadas 30 vagas, preenchidas conforme ordem de recebimento dos e-mails. Caso o número de inscritos ultrapasse a lotação máxima definida para o evento, uma lista de excedentes será elaborada.
Clique aqui para acessar o regulamento do Spotter Night Infraero 2023.
Os spotters
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves, quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.
O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.
Infraero – Prestadora de Serviços
Prestes a completar 50 anos, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 19 aeroportos, além de dez contratos de gestão e operação junto a Estados e Municípios.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta-a-ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.