Resultados do terceiro trimestre de 2022 mostram o setor de viagens voltando a níveis pré-pandemia
A Decolar – empresa de viagens líder da América Latina – analisou as tendências do Turismo para 2023. As projeções mostram o movimento do setor na América Latina rumo a níveis registrados antes da pandemia de Covid-19.
No terceiro trimestre de 2022, a Decolar teve reservas brutas de US$ 1,1 bilhão, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2021 e representando 94% do registrado no terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia. O volume de transações também cresceu, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2021, atingindo 81% do volume registrado no terceiro trimestre de 2019.
“A inovação e a tecnologia nos processos de compra de viagens foram pontos-chave para a recuperação do turismo e para satisfazer as necessidades do novo perfil de viajantes”, relata Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar. “O cliente passou a exigir maior personalização e experiência digital nas plataformas de venda.”
Com o apoio da inteligência de dados, é possível analisar as informações de busca dos clientes nas plataformas e medir os interesses e tendências de viagens e destinos. Segundo Daniela, 95% dos viajantes da América Latina passam por algum canal da Decolar antes de comprar uma viagem, mais um sinal de que a empresa se consolidou como referência no mercado.
“A inteligência tecnológica ajuda a direcionar a pesquisa para o que o cliente está buscando e a conectar as diversas plataformas de venda, como site e aplicativos”, explica Daniela. A demanda pela personalização vem dos próprios consumidores, que fornecem informações de hábitos e preferências em troca de melhores experiências de compra.
Com as novas tecnologias, a Decolar também pôde observar como a modalidade de Vacation Rentals (imóveis para temporada) vem se tornando um mercado promissor no pós-pandemia. Com a tendência do anywhere office, mais pessoas passaram a exercer sua profissão de qualquer lugar no mundo, combinando trabalho e lazer, aumentando a preferência pelos aluguéis por temporada.
Conforme os filtros das plataformas de buscas, outras tendências são hospedagens que possuem wi-fi, aceitam pets ou ainda destinos que permitem contato com a natureza. Para Daniela, “os viajantes também estão preferindo adquirir pacotes de viagens, que podem resultar em um desconto 35% maior em relação à compra de itens como passagem e hospedagem, separadamente”.
Daniela também aponta a sustentabilidade como tendência no setor. “Conservar o planeta e ter responsabilidade social é dever de todos, e isso é algo que tem um peso crescente nas escolhas dos clientes, que cada vez mais buscam viagens amigáveis com o ambiente, como os hotéis com selo Unesco.”
Sobre a Decolar
A Decolar é a empresa de viagens líder na América Latina. Há 23 anos revoluciona a indústria do turismo por meio da tecnologia e, com seu contínuo compromisso com o desenvolvimento do setor, forma uma companhia consolidada, que integra BestDay, HotelDO, Viajes Falabella, Koin, ViajaNet e Stay.Net, tornando-se uma das empresas mais relevantes da região, capaz de oferecer uma experiência personalizada a mais de 29 milhões de clientes. A companhia atua em 20 países, acompanhando os latino-americanos desde o momento em que sonham em viajar até quando estão compartilhando suas recordações. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas e transformar a experiência de compra, a empresa desenvolveu formas alternativas de pagamento e financiamento, democratizando o acesso ao consumo e aproximando os latino-americanos de sua próxima experiência de viagem. Para mais informações, acesse: decolar.com/media-kit/