27.7 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Além das praias e florestas: Brasil abriga cânions de tirar o fôlego

Com paisagens incríveis e perigosas, os cânions são extensos paredões de pedra formados por meio de processos erosivos e esculpidos pela ação das águas e ventos. Também conhecidos como desfiladeiros, em todos os continentes é possível encontrar um para visitar. O mais famoso é o Grand Canyon, que está localizado no Arizona, nos Estados Unidos. São cerca de 29 km de largura e um desfiladeiro com cerca de 446 km de extensão.

Que o Brasil é famoso por suas praias, dunas e florestas, todo mundo sabe, mas o país também abriga cânions que oferecem vistas espetaculares e de tirar o fôlego. Aliás, é no Brasil que está o maior cânion da América do Sul. Em todas as regiões é possível encontrá-los. “Muitos turistas brasileiros ainda acreditam que essas paisagens estão apenas no exterior, mas com apenas algumas horas de viagem, eles podem ter a oportunidade de conhecer um local magnífico e desfrutar de momentos inesquecíveis”, comenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

De norte a sul

O cânion de Itaimbezinho, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, é um dos mais famosos do país e o maior da América do Sul. O principal acesso se dá pelo Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS). Os visitantes podem fazer trilhas que seguem pelas bordas do cânion e ter uma vista panorâmica dos enormes paredões e das cachoeiras.

Já em Minas Gerais, a 96 km de Belo Horizonte, os turistas podem conhecer o Cânion das Bandeirinhas, no Parque Nacional da Serra do Cipó. A visita pode ser realizada de bicicleta ou a pé. É recomendado iniciar o passeio cedo, já que a trilha principal conta com 11km, totalizando um trajeto de 22km de ida e volta. No Centro-Oeste, está o cânion Bocaina do Farias, em São João D’Aliança (GO). O local é uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros. Subindo até o Tocantins, é possível conhecer Cânion do Sussuapara, no Jalapão, a cerca de 15 km da cidade de Ponte Alta. Ele é considerado pequeno, com paredões de 25 metros e água corrente. “São destinos ideais para os amantes da natureza com vistas impressionantes”, afirma o diretor.

O Nordeste do país abriga o quinto maior cânion navegável do mundo, o Cânion do Xingó. Localizado no meio do sertão nordestino – entre Sergipe e Alagoas, ele é uma das atrações do rio São Francisco. Durante o passeio, os visitantes passam por entre os imensos paredões avermelhados, com direito a uma parada para banho no rio. Além disso, também é possível andar de canoa pela gruta Paraíso do Talhado.

Cuidados

Apesar de várias trilhas pelos cânions serem autoguiadas, ou seja, podem ser feitas sem a necessidade de guia local, Carlos Eduardo recomenda a contratação de um profissional. “A maioria dos trajetos são extensos e por mais que bem sinalizados, é indicado ter em companhia uma pessoa que conheça bem a região para evitar que imprevistos aconteçam”, afirma. “Em alguns destinos inclusive é obrigatório o acompanhamento de um guia credenciado justamente para garantir a segurança de todos e evitar a depredação do local”.

Além disso, é indicado que os visitantes usem roupas confortáveis e levem consigo lanches e kits de primeiros socorros. “São itens indispensáveis para garantir que o passeio saia conforme o planejado”.

A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagem para os interessados em conhecer os diversos cânions pelo Brasil e pelo mundo. “A nossa equipe está preparada para montar um roteiro com itinerário detalhado que se encaixa no que o cliente deseja e planeja para sua viagem”, finaliza Pereira.

Para informações acesse o site www.bancorbrasturismo.com.br ou entre em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles