COMO FUNCIONA A TECNOLOGIA DE DESPACHO DE BAGAGEM EXPRESS
O Despacho de Bagagem Express da LATAM está disponível exclusivamente no Brasil nos seguintes aeroportos: Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins. O serviço funciona em terminais de autoatendimento. Neles, o cliente imprime a etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem. Ao dirigir-se ao balcão de entrega de bagagem, realiza a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira leva a bagagem para o despacho no avião.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA LATAM: VIAGENS MAIS FÁCEIS E SEGURAS
Atualmente, a LATAM vive um processo de transformação digital que busca ressignificar a relação do cliente com a companhia. A primeira fase da transformação no Brasil, iniciada em 2021, foi realizada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas e check-in automático.
Com a simplificação do processo de compra, no momento em que o cliente faz o seu login, já consegue salvar todos os seus dados, assim como informações de viajantes frequentes e cartão de crédito, facilitando para que seus próximos pagamentos sejam mais rápidos e seguros.
Com as notificações personalizadas, o cliente escolhe entre WhatsApp, SMS ou email para receber todas as informações a respeito de sua viagem.
Com o check-in automático da LATAM, os passageiros recebem um cartão de embarque virtual que é atualizado de forma dinâmica com todas as informações necessárias, permitindo com que se dirijam diretamente ao portão de embarque do seu voo ao chegar no aeroporto. No Brasil, a funcionalidade já é utilizada por 79% dos passageiros de voos domésticos, o que equivale a um pouco mais de 7 milhões de clientes. Este processo permite economizar até 20 minutos no tempo de espera e atendimento no aeroporto.
Além disso, a companhia também dispõe de uma carteira virtual, o LATAM Wallet, em que ficam acumulados créditos de pontos e reembolsos do cliente, que podem ser utilizados a qualquer momento na aquisição de uma passagem aérea, e uma nova experiência digital para o LATAM Pass, programa de fidelidade da empresa.
LATAM INVESTE NO USO DE 100% DE ENERGIA ELÉTRICA NAS OPERAÇÕES DE SOLO
Em junho deste ano a LATAM anunciou para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte uma parceria inédita com a Real Aviation, empresa que presta serviço em solo para companhias aéreas, denominada de “ground handling”. O investimento de R$30 milhões foi o primeiro passo na eletrificação da operação em solo da companhia no terminal mineiro. Isso significa que a LATAM está usando apenas equipamentos movidos a energia elétrica em suas operações de solo neste terminal, e não mais a diesel. A iniciativa fará a empresa deixar de emitir 114 toneladas de CO2 nos próximos 12 meses no aeroporto mineiro e está totalmente inserida no pilar Mudanças Climáticas da estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM. Futuramente a LATAM visa estabelecer parcerias similares com outros fornecedores para expandir o modelo para todos os aeroportos em que atua.