Queda na bolsa de valores de um trio de gigantes – CVC, Gol e Azul – é, em média, três vezes maior que a retração do Ibovespa B3
Passados quatro meses do início da guerra na Ucrânia, uma das atividades econômicas mais impactadas pelo conflito – o segmento de viagens e turismo – continua amargando perdas no Brasil. Um levantamento mostra que três gigantes do setor no país, de capital aberto – a CVC e as companhias aéreas Gol e Azul –, acumulam perdas de R$ 6 bilhões em valor de mercado, entre fevereiro e junho.
O levantamento foi feito pela Onfly, plataforma de gestão on-line de viagens corporativas. Conforme ressalta o CEO da startup, Marcelo Linhares, as perdas do trio de empresas superam em três vezes a queda do Ibovespa B3, indicador de negociações de ações na bolsa de valores brasileira (a B3).
Enquanto em quatro meses da guerra o Ibovespa B3 caiu 10%, a queda de valor de mercado da CVC chegou a 27%, da Gol, 23%, e da Azul, 45%. Ou seja, a média das três (31%) é o triplo do percentual de retração do Ibovespa B3.
O curioso é que a Azul e a GOL já apresentam volume de vendas no primeiro trimestre deste ano superior aos níveis pré-pandemia, e a CVC já está com aproximadamente 70% do volume, mas mesmo assim as ações continuam sem refletir esta retomada.