Cias Aéreas

Bom momento da LATAM e sólidas projeções financeiras marcam cerimônia do Ring The Bell e Investor Day da LATAM na Bolsa de NY

  • Grupo atualizou suas projeções para 2024 informando que, em termos de capacidade, espera um crescimento entre 15% e 16% em relação ao ano anterior. Por sua vez, disse que espera um EBITDAR anual ajustado entre US$3 bilhões e US$3,15 bilhões, superior ao informado em maio passado.
  • Em termos de frota, grupo assegurou uma carteira de pedidos de mais de 120 aviões até 2030. Durante o Investor Day foram apresentados os compromissos da LATAM com Airbus e Boeing, que somam 106 aviões narrow body (de fuselagem estreita, um corredor) e 19 aviões wide body (de fuselagem larga, dois corredores) incluindo a recente compra de 10 aviões Boeing.
  • Para os clientes, a LATAM adiantou que em 2025 vai finalizar a instalação de WI-FI em seus aviões narrow-body, o lançamento de seu próprio Lounge em Lima (Peru), bem como a renovação de seu lounge em Miami (Estados Unidos) e a construção de um novo lounge em São Paulo (Brasil).

IMAGENS (Crédito: NYSE)

Nova York, EUA, 22 de outubro de 2024 – Às 9h30 (ET) desta manhã foi realizado o simbólico “Ring The Bell” do LATAM Airlines Group S.A. na Bolsa de Nova York, marco que celebrou seu esperado retorno ao principal mercado financeiro do mundo, do qual saiu em 2020 após os impactos da pandemia e o processo de reestruturação financeira. A LATAM foi listada pela primeira vez na Bolsa de Valores de Nova York em 1997, como LAN Chile, e foi a primeira companhia aérea latino-americana a comercializar American Depositary Receipts (ADR).

 

Durante o encontro, o presidente do Conselho de Administração do LATAM Airlines Group S.A, Ignacio Cueto, destacou que “hoje estamos iniciando um novo capítulo na história da LATAM. Um capítulo no qual aspiramos liderar, inovar e crescer de maneiras que impactem positivamente nossos clientes, nas comunidades que servimos, nos mercados nos quais competimos e no mundo em geral”.
Por sua vez, o CEO do LATAM Airlines Group S.A., Roberto Alvo, disse que “estamos muito orgulhosos porque estamos voltando ao principal mercado financeiro do mundo e o fazemos em um grande momento. Este foi um ano marcado por sólidos resultados em diferentes áreas, o que nos permitiu atualizar as projeções financeiras de maneira muito positiva para este 2024. Estar aqui hoje é um reconhecimento ao esforço e dedicação de todos que fazem parte do grupo LATAM, que nos impulsiona a seguir adiante com mais força e determinação”.

 

Mais tarde, entre as 10h30 da manhã e às 13h foi realizado o primeiro “Investor Day” da LATAM, cujo tema central foi sua proposta de valor única na região e seu plano para impulsionar um crescimento futuro sustentável e rentável. O encontro, do qual participaram investidores e analistas, teve apresentações de quatro executivos da LATAM Airlines Group S.A: Roberto Alvo, Chief Executive Officer; Ramiro Alfonsín, Chief Financial Officer; Hernán Pasman, Chief Operating Officer e Paulo Miranda, Chief Customer and Experience Officer.
As apresentações focaram em mostrar a competitividade da LATAM, como hoje o grupo é o mais importante de companhias aéreas na América do Sul e o décimo maior globalmente, com um enfoque em oferecer a melhor solução de viagem aos seus clientes, sendo financeiramente sólido e buscando ser um grupo sustentável que se adapta à tecnologia.

 

Melhores projeções para 2024
Hoje, a LATAM atualizou suas projeções para este ano. Em termos de capacidade, medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), a LATAM indicou que espera um crescimento entre 15% e 16% em relação ao ano anterior. Por sua vez, o grupo projeta um custo unitário ajustado das operações de passageiros excluindo combustível entre 4,2 a 4,3 centavos de dólar, abaixo do projetado originalmente.

 

A LATAM adiantou que projeta um EBITDAR (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization and rent costs, na sigla em inglês) anual ajustado entre US$3 bilhões e US$3,15 bilhões. Por fim, o grupo espera continuar diminuindo sua razão de alavancagem líquida ajustada para 1,6x – 1,7x vezes até o final do ano.
O grupo LATAM assegurou uma ordem de mais de 120 aviões até 2030, o que respalda seu crescimento futuro. Durante o Investor Day foram apresentados os compromissos da LATAM com Airbus, Boeing e arrendadores, que somam 106 aviões narrow body (de fuselagem estreita, um corredor) e 19 aviões wide body (de fuselagem larga, dois corredores), incluindo a recente compra de 10 aviões Boeing, assegurando uma das poucas posições disponíveis até 2030. Tudo isso se enquadra no compromisso do grupo de ter uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul.
Atualmente, a LATAM conta com 341 aeronaves, 56 aviões de passageiros da Boeing (modelos 767, 777 e 787) e 263 aviões da Airbus (modelos A319, A320, A320neo, A321 e A321neo). No Investor Day, a LATAM enfatizou que tem preços competitivos assegurados para 90% de sua frota até 2029, com aumentos apenas pela incorporação de aviões de nova geração.

 

É um bom momento para a LATAM, destacando importantes oportunidades na região impulsionadas pelo aumento de viagens e o crescimento do PIB per capita. Hoje, é o grupo de companhias aéreas mais importante da América do Sul, décimo a nível mundial e líder em participação de mercado na região, empregando cerca de 37.500 pessoas. Conecta a região como nenhum outro operador, transportando diariamente mais de 220 mil passageiros em 1.600 voos diários. A cada 54 segundos, há uma decolagem de um voo do grupo que pode chegar a qualquer um dos 164 destinos que possui em 31 países. Hoje em dia, cerca de um em cada dois passageiros na América do Sul voa com o grupo LATAM.
Por sua vez, o LATAM Cargo Group e suas afiliadas têm hoje a rede mais completa da região, sendo o maior grupo de transporte aéreo de carga da América do Sul, com 22 aviões dedicados (mais a capacidade de carga no porão de todos os aviões de passageiros).

 

A LATAM é o único grupo de companhias aéreas na região que conecta a América do Sul com a América do Norte, Europa, Oceania e África. Tem acordos comerciais com 57 companhias aéreas e codeshare (acordos compartilhados) com 27 companhias aéreas, além de uma Joint Venture com a Delta Air Lines, alcançando 38% de participação de mercado conjunta nos lugares em que opera a joint venture entre a América do Sul e a América do Norte.
O cliente no centro do negócio

 

Além de oferecer uma conectividade incomparável, a LATAM tem no centro de seu negócio os clientes, para os quais tem uma proposta única na região com um produto flexível que se adapta aos diferentes estilos e necessidades. A LATAM é o único grupo de companhias aéreas na América do Sul a oferecer assentos premium em todos os seus voos, ao mesmo tempo em que permite a todos os seus clientes que escolham como querem voar. Recentemente, foi iniciado um processo de renovação de suas aeronaves Boeing 787, no qual 24 aviões receberão uma mudança completa nos interiores das cabines, com novos assentos, entretenimento a bordo e melhorias de design. Ao mesmo tempo, implementou Wi-Fi gratuito para os clientes LATAM Pass em voos domésticos e regionais, serviço que no Brasil abrange 100% da frota e mais de 60% na operação do Chile, Peru e Colômbia.
O grupo conta com o programa de fidelização LATAM Pass, que permite aos seus associados acumular milhas voando e pagando com cartões de crédito associados ao programa, para depois trocá-las por passagens e produtos do Catálogo LATAM Pass, além de optar por benefícios exclusivos (de acordo com a categoria) para melhorar a experiência a bordo. Atualmente, o programa conta com 48 milhões de membros e é uma peça-chave na relação com os clientes.

 

Sobre futuros investimentos para melhorar a experiência do cliente, o grupo LATAM adiantou que para 2025 planeja finalizar a instalação de Wi-Fi em seus aviões de fuselagem estreita, o lançamento do primeiro lounge próprio, o “VIP Lounge Signature”, em Lima (Peru), a inauguração também esperada para daqui a dois anos em Miami (Estados Unidos) e em São Paulo (Brasil). Ainda, o grupo anunciou que o serviço de atendimento especializado “Signature Check In”, operacional somente em Guarulhos atualmente, será implementado em breve em Lima e Santiago. Outra novidade que a LATAM adiantou será um novo tipo de assento na categoria Business, a “New Business Class Suite”, cabine que oferece mais privacidade aos clientes, e que estreará em breve junto com um completo relançamento de produto e serviço de cabine.

 

Pontualidade e excelência operacional

 

O grupo LATAM busca de maneira consistente elevar os padrões de execução para melhorar ainda mais a experiência dos clientes do grupo. Um atributo importante a destacar é a pontualidade. O OTP (On-time Performance, na sigla em inglês), que mede o cumprimento da hora de chegada, tem estado nos últimos anos consistentemente acima de 80% e posicionado a LATAM entre os 3 principais grupos de companhias aéreas mais pontuais do mundo.

 

A excelência operacional é parte da cultura do grupo LATAM, a qual se baseia em três pilares: a definição de metas ambiciosas, a proximidade dos líderes à operação e a construção de mecanismos de melhoria contínua. Esta melhoria contínua tem gerado mais de US$130 milhões em economias incrementais a cada ano provenientes das áreas operacionais.
A LATAM busca continuar implementando iniciativas para melhorar a eficiência, flexibilidade de custos e incorporação de tecnologia e destaca as capacidades de manutenção interna (MRO) dadas pela base de manutenção de Santiago (Chile) e a de São Carlos (Brasil), a maior da América do Sul.
Em termos de sustentabilidade, o grupo tem uma robusta estratégia que se baseia nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular, Gestão Ambiental e Valor Compartilhado, e tem conseguido importantes avanços. Em Economia Circular, reduziu 97% dos plásticos de uso único nas operações em 2023, o que equivale a mais de 1.700 toneladas. Ao mesmo tempo, em Mudanças Climáticas, foram geridas mediante redução ou compensação 850.932 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa. Em Gestão Ambiental, a LATAM conseguiu voluntariamente a Certificação do Sistema de Gestão Ambiental sob o padrão de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) na Etapa 2 nas filiais do Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de ter a certificação ISO 14001 para LATAM Cargo na base de Miami. Em Valor Compartilhado, o grupo mantém 46 parcerias, oferecendo transporte gratuito em temas de saúde, meio ambiente e desastres naturais.
Outlook

 

Considerando o contexto atual, a LATAM divulgou um outlook preliminar para 2025 no qual espera continuar aumentando sua capacidade em uma alta porcentagem de um dígito, manter seu custo unitário por passageiro (sem combustível) em linha com os 4,2 a 4,4 centavos, continuar incrementando o EBITDAR ajustado acima da capacidade e ter uma alavancagem líquida ajustada em ou abaixo de 1,7x (vezes).

 

SOBRE O GRUPO LATAM

O Grupo LATAM Airlines e suas afiliadas são o principal grupo de companhias aéreas da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para a Europa, Oceania, África, Estados Unidos e Caribe.

O Grupo possui uma frota de aviões Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, além de terem acesso aos porões dos aviões de passageiros das afiliadas do grupo, contam com uma frota conjunta de 22 aeronaves cargueiras. Essas afiliadas de carga têm acesso aos aviões de passageiros do grupo e operam dentro da rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de carga. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.

www.latam.com

 

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