Projeto de ampliação da sala de embarque principal
Também já foram iniciadas as obras de reforma dos banheiros do terminal de passageiros, que ficarão mais modernos e agradáveis. As obras serão feitas de forma gradativa para não afetar a disponibilidade aos usuários. Neste momento, está andamento a reforma dos dois primeiros banheiros. A expectativa é que os 12 banheiros estejam revitalizados no primeiro trimestre de 2025.
Primeiro ano de gestão
No primeiro ano de gestão da Aena no Aeroporto de Congonhas, a concessionária já implementou uma série de melhorias, com prioridade para a eficiência operacional e reforço de segurança de voos.
O esforço da Aena já vem sendo reconhecido por órgãos nacionais e internacionais. Com os investimentos na área de segurança, o aeródromo da capital paulista foi o primeiro do Brasil a receber nota A, a máxima possível, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no Atestado de Capacidade Operacional (Acop) em Resposta a Emergência (REA). Em sete meses de gestão, Congonhas passou da nota C para A, ao atingir 96,1% de cumprimento dos requisitos regulatórios, garantindo mais segurança a todos os passageiros.
As várias intervenções na área operacional trouxeram diversos ganhos para os passageiros e companhias aéreas. A Aena assumiu Congonhas com índice de pontualidade de voos em torno de 65%. No primeiro ano de gestão da Aena, Congonhas já foi eleito por dois meses consecutivos, pela consultoria Cirium, o aeroporto mais pontual do mundo na categoria Grandes Aeroportos, com taxa de pontualidade acima de 86%. Outro indicador também bastante perceptível aos passageiros é a ocorrência de trocas de portão, que foi reduzida a menos da metade do que era praticado antes da assunção pela Aena.
Investimentos da área de mobilidade também melhoraram o conforto de quem chega ou parte do Aeroporto de Congonhas. Inaugurados no mês de julho, o novo bolsão e a nova área de embarque em carros de aplicativos ficaram muito mais eficientes e com melhor organização do trânsito viário local. Além de mais comodidade, as mudanças reduziram significativamente o tempo de espera do passageiro e o trânsito nas vias internas do aeroporto.
O conforto do passageiro também foi aprimorado com a oferta de mais opções de alimentação e compras no terminal. Em um ano, já foram inaugurados mais de dez pontos comerciais no Aeroporto de Congonhas, melhorando a experiência do passageiro ao proporcionar novas e variadas opções.
A Aena recebeu o Aeroporto de Congonhas com diversos problemas complexos e históricos, oriundos de anos de falta de investimentos e manutenção. Além das mudanças mais visíveis aos passageiros, a Aena realizou melhorias em sistemas e áreas operacionais. A repavimentação das pistas de taxiamento resolveu problemas recorrentes de afundamento que colocavam as aeronaves em risco. Além disso, foram feitas a pintura e a sinalização das áreas de manobras e estacionamento de aeronaves, investimentos em equipamentos de segurança, modernização de ônibus para transporte de passageiros e iluminação do terminal. |