Campanha visa impulsionar a venda de long necks retornáveis e ampliar o conhecimento das pessoas em relação ao descarte correto de embalagens; de dezembro do ano passado até julho deste ano, mais de 1 tonelada de lixo deixou de ser gerada
|
Dando mais um passo rumo ao compromisso de tornar-se totalmente circular no canal de bares e restaurantes até 2025, o Grupo HEINEKEN anuncia novo projeto para promover maior conscientização ambiental na Ilha do Mel, ponto turístico situado no litoral paranaense, que enfrenta um obstáculo preocupante para a saúde ambiental: a destinação do lixo. Com o objetivo de conscientizar o consumidor e, consequentemente, reduzir a geração de resíduos sólidos, a marca desenvolveu uma iniciativa para impulsionar a venda de long necks retornáveis e ampliar o conhecimento das pessoas em relação ao descarte correto de embalagens. Atualmente, a iniciativa já evitou a geração de mais de 1 tonelada de lixo e conta com o apoio de 67 PDV’s.
O movimento de inserir garrafas reutilizáveis na região é incentivado pelo Grupo HEINEKEN desde dezembro de 2023, já que, segundo moradores, as embalagens de vidro tradicionais concentram o maior problema em relação à coleta de lixo na Ilha, ocupando muito espaço e causando acidentes em colaboradores. Embora o trabalho para ampliação da circularidade de vidro ainda seja um desafio para o mercado, a companhia segue implementando ações para fortalecer essa iniciativa e se orgulha de ver a evolução na região. “A troca de garrafas de vidro tradicionais por retornáveis contribui na redução de lixo produzido, diminui a demanda por recursos naturais, além de promover uma economia circular eficiente. Gerando uma gestão de resíduos mais sustentável.”, diz Sylvio Pourchet, Diretor de Canais Especiais do Grupo HEINEKEN.
|
Para potencializar ainda mais o movimento, há um formato de remuneração para o time de coleta da Ilha do Mel para cada long neck devolvida semanalmente no barco da revenda. Além disso, ações complementares como a presença da Heineken® Long Neck no Festival de Jazz em agosto de 2024, evento que possui uma expectativa de público de mais de 25 mil pessoas, faz com que o projeto seja ainda mais efetivo em momentos de alta temporada.
“Continuamos expandindo o nosso repertório de ações ESG. Com essa iniciativa, além de fomentar o mercado, podemos estender as práticas sustentáveis para os PDVs parceiros, o que fortalece o nosso legado de conscientização e impulsiona ainda mais a minimização do impacto ambiental negativo”, conclui o executivo. Atualmente, o formato de long necks retornáveis está disponível no Sul e Minas Gerais. A expansão para outras praças do Brasil está acontecendo gradualmente.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora. No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.