Nascida no Rio de Janeiro, Myllene sempre escolhe destinos que a façam ter esse contato e reencontro com a água, o sol e o calor. Se liga nessa nova série do MTur e conheça mais os atrativos brasileiros
Cair na estrada e explorar novos destinos, sabendo que a cada parada é a oportunidade de uma nova descoberta. Assim são os Viajantes do Brasil que carregam na mala as memórias e experiência de viver cada canto do país.
Convidamos você a acompanhar nesta série de relatos reais, indivíduos comuns apaixonados por conhecer este “Brasilzão”, trazendo curiosidades, compartilhando experiências e revelando o melhor de Norte a Sul do país.
São os Viajantes do Brasil que vão nos mostrar vários estilos de turistas e como cada um, ao seu modo, vem descobrindo o país.
A viajante de hoje é a empresária Myllene Miller, de 50 anos, que ama viajar com seu marido e seus cachorros, em uma tradicional viagem em família. Como boa carioca, não dispensa o turismo de Sol e Praia, atrelando o lazer ao contato com a areia, a água, o sol e o calor, e claro, com as lindas paisagens que só o litoral brasileiro tem.
Vem com a gente e vamos conhecer essa Viajante do Brasil.
Conta para a gente como você se planeja para uma viagem?
A viagem para mim é meio que um combustível da minha própria vida. Então, todo ano eu tenho um planejamento para viajar, quando vira o ano eu já começo. Mas uma coisa que sempre me organizo é para não viajar em alta temporada. Prefiro viagens em baixa estação para aproveitar o melhor do local, com menos pessoas e vivenciar melhor a experiência de estar naquele destino.
Que tipo de turista é você?
Eu sou uma turista trilheira. Eu gosto de fazer trilha, eu gosto muito de cachoeira, eu gosto muito de natureza, do turismo ecológico, e também eu vou em busca da praia, sempre! No final sempre tem que ter uma praia. É o mar, é o sol, então é um momento que eu me desligo da vida totalmente.
Nas suas viagens, que tipo de experiências você busca?
Eu sempre quero viver uma nova experiência, então se eu for viajar, dificilmente eu vou para um lugar comum. Normalmente, eu vou para aqueles lugares onde as pessoas não costumam ir. Então, esse é sempre o meu propósito de viagem, onde haja a troca de experiências de vida com outras pessoas locais, conhecendo o interior do país, ficando em vila de pescador, passando na porta da casa das pessoas, conversando, tomando café, comendo um bolinho. Isso é muito transformador, isso é uma troca de experiência de vida e de conhecimento. E é esse tipo de viagem que eu gosto de fazer.
Conta para a gente também um pouco das suas experiências de viagem de carro.
Eu já viajei de carro com meu marido e com os meus cachorros. Com os cachorros dá um pouco mais de trabalho, porque você tem que planejar a rota, as paradas. Mas eles amam e nunca aconteceu nada fora do normal. A gente já foi para a Península de Maraú, na Bahia, com eles. Foram dois dias de viagem, numa praia bastante deserta, numa pousada pet-friendly, o que é bem mais comum hoje em dia, e nós ficamos uma semana nesse local paradisíaco com os cachorros e eles se divertiram muito, e a gente também. Foi uma loucura, mas foi muito legal.
O que não pode faltar na sua viagem?
A estrutura. Eu gosto de viajar e dormir numa cama quentinha e tomar o meu banho com o mínimo aconchego. Para mim, a viagem perfeita não precisa ser cara. Eu não gosto de resorts, eu não gosto de coisas sofisticadas, mas ela tem que ter o mínimo de conforto e acolhimento, que é o mais importante para mim numa viagem.
E como você vê o potencial turístico do Brasil?
O Brasil é incrível no ponto de vista de turismo, porque tem locais que você nem imagina o quanto são especiais, como o Jalapão (TO), por exemplo, que tem piscinas naturais onde o chão é de uma areia que você afunda e a água é completamente transparente e muita gente não conhece e acaba viajando para o exterior e não desfruta do que a gente tem no país. Outro exemplo são os Lençóis Maranhenses, que é um espetáculo muito próximo de nós, uma viagem extraordinária. Lá, você tem uma experiência que você não tem em nenhum outro lugar, que são as dunas, com água, e é um destino onde você é muito bem acolhido, porque a comunidade local está inserida no turismo, ela vive disso.
Quais as vantagens de viajar pelo Brasil?
São muitas as vantagens. Primeiro, porque você tem a oportunidade de conhecer mais da cultura e da comida brasileira. Aonde quer que você vá, é uma oportunidade de experimentar algo novo que a gente não conhece. Segundo, é fazer amigos, pois acho que é bem importante. E terceiro, é contemplar as belezas do nosso país. As águas quentes das praias do Nordeste, a beleza do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a oportunidade de comer uma comida mineira e conhecer a rica história daquela região. Então, acho que o Brasil tem muitas coisas boas e que muita gente não conhece.
Para encerrar, já tem uma próxima viagem pelo Brasil programada?
A gente está indo agora para Alagoas, também para uma nova experiência de carro com os cachorros, para passar 10 dias numa praia bastante deserta, numa vila de pescadores, para viver essa experiência de conhecer cada vez mais o Brasil.
Continue com a gente conhecendo um pouco mais desses Viajantes do Brasil, que vão nos contar sobre suas experiências pelo país. Acompanhe também em nossas redes sociais @mturismo e conheça um pouco mais desses personagens e suas histórias.
CONHEÇA O BRASIL: VOANDO – Lançado pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR e as empresas aéreas, o programa tem o objetivo de impulsionar o setor de viagens no país por meio de ações e medidas que serão desenvolvidas pelos envolvidos.
A iniciativa une esforços do governo federal e da iniciativa privada para que mais brasileiros voem e conheçam o Brasil, com a adoção de benefícios como o Stopover. A modalidade, já oferecida pela Gol e a Latam em Brasília (DF) e São Paulo (SP), permite que, com apenas uma passagem aérea, clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguir viagem ao destino final.