22.3 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

LATAM Airlines Group alcança resultados positivos e fecha 2023 com US$ 582 milhões de lucro líquido

No período, receitas cresceram 23,9% em relação a 2022, atingindo uma margem operacional ajustada de 11,3%

LATAM encerrou o ano com US$ 2,8 bilhões de liquidez, o que permitiu uma alavancagem de 2,1 vezes

Santiago, 22 de fevereiro de 2024.- A LATAM divulgou hoje seus resultados financeiros correspondentes ao quarto trimestre e ao ano completo de 2023, apresentando um sólido desempenho financeiro e operacional durante o período, com um lucro líquido de US$ 582 milhões

No encerramento de 2023, o grupo LATAM registrou receitas de aproximadamente US$ 11,8 bilhões, 23,9% mais do que em 2022, atingindo uma margem operacional ajustada de 11,3%. No quarto trimestre de 2023, o grupo obteve receitas de US$3,3 bilhões, 18,5% a mais do que o mesmo período do ano anterior, o que se explica principalmente pelo constante crescimento das receitas de passageiros, que cresceram 24,3% na comparação com o quarto trimestre de 2022.

A respeito da estrutura de capital, a LATAM fechou 2023 com uma liquidez de US$ 2,8 bilhões, como resultado da geração de caixa de US $498 milhões durante os últimos doze meses, o que permitiu atingir uma alavancagem de 2,1 vezes, a mais baixa em sua história.

“Este desempenho é reflexo de uma cultura em que priorizamos o cliente, trabalhamos em entregar o melhor serviço, mantemos uma estrutura de custos competitiva, incorporamos inovação e tecnologias, trabalhamos por um negócio sustentável e contribuímos nas sociedades em que operam as empresas do grupo LATAM. Este foco nos permite entregar o melhor produto, o que se traduz em ótimos resultados financeiros”, afirma Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

O CFO do LATAM Airlines Group, Ramiro Alfonsín acrescenta: “Esses resultados demonstram nosso bom desempenho operacional e a nossa fortaleza financeira atual. O grupo LATAM transportou quase 74 milhões de passageiros, atingindo níveis semelhantes a 2019, antes da pandemia. E como resultado, fechou 2023 com US$ 2,5 bilhões de EBITDAR ajustado, superando as projeções do nosso guidance de 2023 e do plano de negócios atualizado publicado em agosto de 2022”.

Em dezembro último, o grupo LATAM apresentou seu guidance para 2024, em que projeta um crescimento entre 12% e 14% (medido em assentos-quilômetros disponíveis – ASK) das suas operações de passageiros estimando ultrapassar os níveis pré pandemia durante o primeiro trimestre deste ano. Além disso, a companhia esperao um EBITDAR ajustado (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization and rent costs nas siglas em inglês) entre US$ 2,6 bilhões e US$2,9 bilhões, e uma alavancagem ajustada entre 1,8 e 2,0 vezes.

Recuperação operacional

Em 2023, o grupo LATAM transportou cerca de 74 milhões de passageiros, atingindo níveis semelhantes aos de 2019, antes da pandemia. Esse resultado se explica pelo aumento de passageiros transportados nos mercados domésticos das afiliadas do grupo LATAM no Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, e um forte aumento de 50,1% em passageiros internacionais transportados na comparação com 2022.

No quarto trimestre, as operações consolidadas do grupo LATAM, medidas em assentos-quilômetros disponíveis (ASK), cresceram 14,7% na comparação com o mesmo trimestre de 2022 (representando 95,5% de recuperação dos níveis de 2019). Em 2023, o grupo ampliou em 20,6% a sua capacidade na comparação com 2022, em linha com o guidance atualizado de 2023.

Vale lembrar que, durante 2023 o grupo recebeu 30 aviões, sendo 5 foram de dois corredores (wide-body) e 25 de um corredor (narrow-body), permitindo dessa forma aumentar a sua oferta em todos os segmentos. Adicionalmente, o grupo lançou 21 rotas no total, sendo 17 internacionais e 4 domésticas, incluindo 4 rotas operadas pelo grupo no contexto da Joint Venture com a Delta Air Lines.

Em 2023, o grupo LATAM continuou se fortalecendo com a ampliação de sua malha aérea de rotas regionais e globais. Assim, as afiliadas do grupo ampliaram a sua participação em todos os mercados onde operam e mantiveram suas participações em três dos cinco mercados domésticos: LATAM Airlines Brasil, LATAM Airlines Chile, e LATAM Airlines Peru. Por sua vez, a LATAM Airlines Colômbia incrementou a sua participação de mercado em 9 pontos percentuais, com sua rápida reação para atribuir capacidade adicional no mercado colombiano.

Sustentabilidade

Em 2023, o grupo LATAM teve importantes avanços na sua estratégia de sustentabilidade, estruturada em três pilares: Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado. No caso de Mudanças Climáticas, entre 2021 e 2023 deixaram de ser emitidas mais de 250 mil toneladas de CO2 graças a programas de eficiência implementados pelo grupo. Além disso, foram apoiados projetos de compensação que permitirão conservar mais de 575.000 hectares de savanas inundáveis na Colômbia até 2030.

Em agosto, a LATAM e a Airbus anunciaram o financiamento de um estudo do Programa Conjunto do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) sobre Ciência e Política da Mudança Global (Programa Conjunto do MIT) que procura identificar opções para descarbonizar a aviação na América Latina, cujos resultados serão divulgados neste ano.

Em Economia Circular, o grupo conseguiu eliminar mais de 1.700 toneladas de plásticos não reutilizáveis em todas as suas operações desde 2020 até o final de 2023. Em paralelo, o programa “Segundo Voo”, que visa dar uma segunda vida aos uniformes utilizados por meio de acordos com oito ONGs na região, já resultou na criação de mais de 15 mil produtos.

No pilar de Valor Compartilhado, a LATAM encerrou o ano com quase 50 alianças solidárias em cinco países da América do Sul por meio do programa Avião Solidário.

Clientes

Continuando com seu compromisso de melhorar sua oferta de produtos e transformar a experiência do passageiro, o grupo LATAM incorporou a cabine Premium em todos os seus voos e equipou 65% de sua frota com wi-fi, sendo que 99% da frota da afiliada brasileira e mais de 50% da frota colombiana estão equipadas com wi-fi.

Em linha com sua estratégia de digitalização de serviços, foi lançado um novo site para promover serviços complementares e otimizar o atendimento aos passageiros. Além disso, houve progresso na digitalização dos serviços aeroportuários.

A satisfação dos passageiros do grupo LATAM, de acordo com o NPS (Net Promoter Score), aumentou 2 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2022, atingindo um índice de 48 p.p. Por sua vez, a satisfação dos clientes de carga obteve um índice de 58 p.p. em 2023, o que representa um aumento de 7 p.p. em relação ao ano anterior.

No ano, o LATAM Pass fortaleceu sua presença como o maior programa de fidelidade da América Latina, com mais de 45 milhões de clientes, sendo reconhecido como o “Melhor Programa do Ano” pela Frequent Traveler Awards em 2023.

Além disso, o grupo LATAM foi premiado pelo quarto ano consecutivo como o melhor grupo de companhias aéreas da região no último Skytrax World Airline Awards.

 

Sobre o Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 20 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles