22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

ABRACORP: “Juntos em defesa do PERSE”

Representantes de mais de vinte setores que atuam no mercado de turismo e eventos se reuniram no último dia 7 para realizar um manifesto pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e contra a reoneração da folha de pagamentos das empresas. Uma Medida Provisória do final do ano passado, a 1.202, reonera a folha de pagamentos de diversos segmentos da economia. A mesma MP acaba com o Perse, essencial para o turismo brasileiro.

A MP concentra um conjunto ações com o objetivo de promover o aumento de tributação. “Se for adiante, essa medida causará um estrago ao setor de turismo, principalmente em relação a contratação, que reduziu em mais de 50% a mão de obra nos anos de 2020 e 2021”, avalia Humberto Machado, diretor executivo da Abracorp.

Segundo ele, os números levantados pela entidade no ano passado mostram que o total de transações em eventos corporativos em 2023 encolheu 32% quando comparado a 2019, antes da pandemia, e o fim do Perse trará ainda mais prejuízos ao segmento.

A iniciativa tem o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento; a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur); a Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo (FPE); a Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira; e a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio e Serviços (FCS). As entidades publicaram um manifesto a favor do Perse, que conta com apoio de 150 parlamentares, entre deputados federais e senadores.

O manifesto das entidades mostram a importância do setor de eventos para o País:

Dados do IBGE e do Ministério da Previdência e do Trabalho que mostram que os setores de eventos culturais, entretenimento e turismo emergiram como os maiores geradores de empregos do Brasil em 2023. No saldo acumulado entre janeiro e outubro deste ano, houve um crescimento de 46,6% nos empregos, muito superior a outras categorias, como a agropecuária e a construção civil, por exemplo, que registraram decréscimo de 9,1% e 12,4%, respectivamente.

Em outubro do ano passado, os turistas estrangeiros injetaram na economia brasileira US$ 650 milhões. O valor corresponde a R$ 3,19 bilhões. Outubro foi o melhor mês para o setor nos últimos 10 anos. Apenas naquele mês, o turismo foi responsável pela criação de 20,7 mil postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do IBGE.

No acumulado do ano, já são mais de 150 mil novas vagas de emprego. Quatro em cada 10 empregos gerados no ano vieram dos setores de turismo e eventos, consolidando esses segmentos como os maiores geradores de empregos do país.

A Abracorp manifesta seu apoio à manutenção do programa, tendo em vista sua relevância para o desenvolvimento do turismo nacional.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles