A cúpula do Planetário ficará iluminada até o dia 30 de novembro e a atividade no Parque Horto Florestal será realizada nesta quinta-feira (2)
O mês de novembro é mundialmente conhecido por ser um período de conscientização e prevenção do câncer de próstata, um dos que mais afeta a saúde dos homens atualmente. Por ser considerada uma causa de extrema importância para a população, a Urbia, administradora do Parque Ibirapuera e Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, preparou uma programação gratuita especial em homenagem à data. Confira as informações da agenda abaixo:
Iluminação Especial do Planetário – Parque Ibirapuera
O Planetário Ibirapuera, administrado pela Urbia, ganhou uma iluminação especial na cor azul, que representa esse mês. A ação permanecerá ativa entre os dias 1 e 30 de novembro, com funcionamento diário das 19h às 00h, horário de fechamento do Parque.
As luzes foram dispostas na cúpula do prédio, que conta com cerca de 18 metros de diâmetro e 9 metros de altura. A iluminação especial, além de chamar a atenção para a campanha de prevenção ao câncer de próstata, também ressalta a beleza da arquitetura do prédio e é uma excelente oportunidade para os visitantes registrarem imagens com o celular e enviarem mensagens para seus familiares e amigos lembrando sobre essa campanha mundial.
O acesso mais próximo ao Planetário se dá pelo Portão 10 para os pedestres. Para quem estiver de carro, a entrada é pelo Portão 3, situado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, no bairro Vila Mariana, em São Paulo.
Sendo o primeiro aberto ao público no Brasil, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, mais conhecido como Planetário Ibirapuera, foi inaugurado em 26 de janeiro de 1957. A autoria do projeto de construção do edifício é dos arquitetos Eduardo Corona, Roberto Tibau e Antonio Carlos Pitombo. Até o momento, mais de 5 milhões de pessoas já visitaram o espaço.
Para os amantes de Astronomia, o Planetário conta com uma programação de sessões especiais, além de diversos cursos ofertados pela Escola Municipal de Astrofísica. Confira no site.
Terapias Integrativas – Barras de Access – Parque Horto Florestal
Nesta quinta-feira (2), das 9h às 15h, a Urbia realizará no Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal uma atividade gratuita de Terapias Integrativas, com base na prática da Barra de Acess. O foco do evento está em oferecer momentos terapêuticos aos participantes, com o intuito de promover a saúde mental e o bem-estar da comunidade local, além de conscientizar a população sobre o Novembro Azul.
A prática das Barras de Access consiste em ativar os 32 pontos na cabeça, nos quais armazenamos pensamentos, sentimentos, emoções e julgamentos sobre vários aspectos de nossa vida que nos limitam. Quando esses pontos são levemente tocados, a carga energética é dissipada e você ficará livre desses pensamentos, podendo criar uma realidade nova para sua vida.
A atividade é livre para todos os públicos, não há necessidade de inscrição e não haverá limite de vagas. Para participar, basta se direcionar ao Centro de Visitantes do Parque.
Quem optar por ir de carro poderá estacionar no local e a entrada para o estacionamento se dá pela Avenida José Rocha Viana, 62.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, com os mesmos propósitos e modelo de gestão.