DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS

Instituto Fundo Limpo e Sprite promovem ação de limpeza e preservação em Salvador

A iniciativa ocorrerá no dia 24 de setembro, na praia do Porto da Barra, com coordenação do projeto Blue Keepers, Instituto Fundo Limpo, Secretaria Cidade Sustentável e Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola na região

Setembro, 2023 – No mês de comemoração do Dia Mundial da Limpeza de praias, rios, mangues e afluentes (16 de setembro), a marca Sprite intensifica seu programa de limpeza de praias, rios e lagos iniciado em novembro de 2022. O projeto abrange seis das principais cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). Em cada uma delas, são realizadas pelo menos quatro ativações de mobilização, conscientização e coleta de resíduos, em colaboração com o Sistema Coca-Cola Brasil e o projeto Blue Keepers, uma iniciativa da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

 

A próxima etapa da iniciativa ocorrerá no dia 24 de setembro, em Salvador (BA), na Praia do Porto da Barra – considerada a melhor localidade para banho de mar na cidade, por isso muito frequentada por moradores e turistas. Sob coordenação do Blue Keepers e Instituto Fundo Limpo, com apoio da Secretaria Cidade Sustentável de Salvador, os participantes se reunirão no Forte de Santa Maria, às 8h, para dar início às ativações de limpeza e conscientização. Durante o evento, serão distribuídas luvas e sacos plásticos aos voluntários para a coleta, além de oferecer uma mesa de frutas, opções de hidratação e, é claro, muita Sprite para refrescar. Interessados em integrarem o mutirão podem fazer a inscrição acessando o Link.

 

“Todos os caminhos levam ao mar, e infelizmente isso se aplica também aos resíduos que são descartados de forma inadequada em grandes cidades litorâneas, como Salvador. O Blue Keepers traz o engajamento do setor empresarial para diagnosticar as fontes e prevenir o escape desses resíduos, e as ativações com engajamento de governos e sociedade civil são uma forma de trazer a reflexão sobre nossas atitudes e para limpar imediatamente o ambiente escolhido” explica Gabriela Otero, Gerente de Resíduos e Circularidade do Pacto Global da ONU no Brasil.

 

Os resíduos potencialmente recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa CANORE, que, após a atividade, serão triados e enviados para destinação final. Os resíduos não recicláveis serão coletados pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB), parceira do Projeto. Sprite também conta com o apoio da Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nesta região. “Esta é uma iniciativa em prol de uma sociedade limpa e de um meio ambiente mais sustentável para as próximas gerações. Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. Por meio de ações como essa, firmamos parcerias importantes para fomentar a reciclagem e até gerar economia a todo um ecossistema que vive em torno do reaproveitamento de resíduos materiais”, destaca Fernanda Raizama, diretora regional da Solar.

 

Transparente é o novo verde

No ano passado, Sprite lançou novas embalagens PET, que agora são transparentes, substituindo o icônico verde que a marca utilizava há 60 anos. Essa mudança reflete o compromisso contínuo da The Coca-Cola Company com um Mundo Sem Resíduos, simplificando o processo de reciclagem do material. Além disso, a iniciativa está alinhada com o programa Blue Keepers, que se dedica à redução do lixo no mar, e está vinculado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

Diferentemente das tradicionais embalagens PET verdes, a nova versão transparente da Sprite contribui para uma maior taxa de coleta e promove sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida faz com que o produto tenha maior procura e um valor de mercado até 25% maior (se comparado às PETs com pigmentação verde) na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-o mais circular. Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil, complementa: “Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se iniciou em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”.

O evento de limpeza da Praia da Barra será aberto ao público, com vagas limitadas, e mais informações estão disponíveis no perfil institutofundolimpo do Instagram.

Informações:

Data: 24 de setembro, domingo

Local: Praia Porto da Barra, Salvador (BA)

Ponto de encontro: Forte de Santa Maria

Horário: das 8h às 12h

Link para inscriçãoLink

 

Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola®️ Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®️, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em Coca-Cola e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Sobre a Solar Coca-Cola

Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país e tem a ambição ser referência mundial em serviços, produção e distribuição de bebidas. Para isso a companhia busca avançar nas melhores práticas que levam a um ambiente cada vez mais sustentável. Saiba mais em Solar.
Sobre Blue Keepers

O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulam no mar.
Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website.

 

Mais Lidas

Todos os direitos reservados a MP&F CONSULTORIA E ASSESSORIA NEGÓCIOS, MARKETING E TURISMO

SEDE BRASÍLIA – DF

MP&F CONSULTORIA E ASS EM NEG TURISMO EMARKETING – VOENEWS – Notícias do Turismo
QNN 7 Conjunto “L” – Lote 47 – Loja 01- CEP: 72225-080 Telefone: – Celulares: (61) 99837-2213 – E-mail: contato@voenews.com.br

CNPJ: 24.060.077/0001-15

SUCURSAL RIO DE JANEIRO

EVENTOS.HOTEL LTDA

Rua XV de Novembro, 49 – Sala 04 – Parte – Centro

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 28.800-000

(21) 96713-1150

Copyright © 2011 - VOENEWS - Notícias do Turismo

para o Topo