Famtour foi viabilizado por meio do convênio entre Joinville Convention Bureau e Prefeitura de Joinville, e contemplou atrações como o 40º Festival de Dança
Já consolidada como um dos principais destinos de negócios e eventos de Santa Catarina e da região Sul, Joinville revela-se, cada vez, mais um destino de lazer que surpreende e conquista pela diversidade de atrativos e experiências.
Para mostrar parte da essência e do que a cidade oferece, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) realizou um famtour (viagem de familiarização para apresentar os produtos e serviços turísticos da cidade) com a participação de operadores de turismo e jornalistas especializados no setor.
A iniciativa faz parte do plano de promoção turística da cidade, foi viabilizada por meio do convênio firmado com a Prefeitura de Joinville e teve apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O planejamento foi da Imaginadora, agência de marketing que representa a cidade como destino turístico.
Durante quatro dias, o grupo formado por 13 profissionais, teve a oportunidade de vivenciar a essência da cidade em experiências memoráveis.
Para mostrar parte da vocação artística e cultural da cidade, o roteiro incluiu visitas ao Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), à Rua das Palmeiras e ao Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM).
As belezas naturais foram contempladas em locais como o Mirante de Joinville e no encantador Parque Hemerocallis, onde acontece a 6ª edição do Festival dos Girassóis, um imenso campo de flores com cerca de 28 mil unidades cultivadas da planta, que podem chegar a 1,5 metro de altura.
Ainda prestigiando as belezas naturais, os passeios pelas rotas rurais incluíram visita à propriedade Rancho Alegre, na região do Piraí; e passeio de trator na propriedade de Ango Kersten, na Estrada Bonita. Para finalizar a experiência, um delicioso café colonial.
Os sabores peculiares da gastronomia regional também puderam ser apreciados com a culinária típica alemã e com cervejas artesanais produzidas na cidade.
Prestigiando os municípios vizinhos, o roteiro incluiu, ainda, visita técnica à fábrica da BMW Group, em Araquari; e passeio pela Baía Babitonga a bordo do Barco Príncipe, até a histórica cidade de São Francisco do Sul.
E para fechar o roteiro em grande estilo, os operadores e jornalistas convidados assistiram ao espetáculo da Noite dos Campeões do 40º Festival de Dança, o maior festival de dança do mundo em número de participantes.
“Joinville tem seu turismo de lazer cada vez melhor estruturado, com atrativos qualificados, completa rede de serviços, além de toda a sua beleza natural e da riqueza da sua história e cultura. Precisamos mostrar tudo isso às empresas e profissionais que serão estratégicos para colocar a nossa cidade na vitrine e atrair cada vez mais visitantes”, avalia Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.
Experiências que surpreendem
Para a operadora EHTL, de São Paulo, Joinville representa um dos principais players da região Sul e o principal destino de Santa Catarina para viagens corporativas. Pela primeira vez na cidade, a analista de Produtos Nacional da empresa, Débora Marques, declarou-se encantada e surpresa com o que vivenciou durante os quatro dias do famtour.
“Já temos um número alto de room nights vendidas para o primeiro semestre, em Joinville, mas tínhamos interesse em saber o que mais a cidade tem a oferecer além do corporativo. Vimos grande potencial de trazermos clientes para cá com a família ou para aproveitar o tempo livre depois dos compromissos profissionais”, afirma Débora.
Para ela, mesmo sem ter conseguido conhecer tudo o que a cidade oferece, foi possível formar sua opinião sobre o destino: “Cada atrativo oferece uma riqueza de informações culturais que o turista tem interesse em vivenciar, a cultura, a história do local. Todo mundo precisa vir a Joinville, conhecer as suas belezas, a sua cultura e, como eu, terá uma grande surpresa, muito positiva”.
Já a jornalista Pamela Cavalcanti, da Revista Viajar, também, de São Paulo, descobriu em Joinville um turismo diferente daquele que remete às praias pelas quais Santa Catarina é conhecida: “Joinville oferece inúmeras atrações que fogem do comum e isso chama mais a atenção e deixa qualquer turista querendo voltar e trazer mais pessoas. Confesso que a parte rural foi que o que mais me deixou apaixonada”.
Joinville também superou as expectativas do coordenador comercial da BRT Operadora, Thiago Martinez, que identificou a diversidade de públicos que podem ser estratégicos para a cidade, como o pedagógico e a terceira idade.
“Além da demanda de business, que já é forte, Joinville tranquilamente pode atender outros segmentos. É um destino bem vendável e que pode, sim, ser melhor explorado e com bons resultados”, afirma.
O grupo
Participaram do famtour de lazer as empresas paulistas EHTL Travel Online, Hotel DO (Decolar), TGK Operadora, BRT Operadora, Diversa Turismo, Agaxtur Operadora, além da Viagens Promo, de Porto Alegre, a Santa & Bella Receptivo, de Blumenau, e a Decolar, de Florianópolis.
Representando a mídia especializada, estiveram presentes a revista Dicas de Viagem, revista Viajar e o jornalista e fotógrafo Jefferson Severino, de Florianópolis.