A jornada histórica começou em 31 de maio na cidade natal da Delta, Atlanta, com um desfile pelo terminal internacional do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta. Mais de 40 veteranos retornaram este ano, contra 29 em 2022.
Pelo segundo ano consecutivo, mais de 40 veteranos da Segunda Guerra Mundial embarcaram em um voo fretado da Delta para a Normandia, na França, onde passaram a semana visitando memoriais, participando de cerimônias em sua homenagem e compartilhando histórias da época em que eles e seus camaradas gasto na guerra há 79 anos.
Embora o programa inaugural do ano passado tenha estabelecido bases sólidas para o sucesso deste ano, a missão assumiu uma tarefa significativamente maior, retornando mais de 40 veteranos da Segunda Guerra Mundial, contra 29 em 2022. Esse grande empreendimento foi possível graças ao poder das parcerias corporativas da Delta, particularmente com a Best Defense Foundation, fundada em 2018 por Donnie e Kathryn Edwards, e Michelin.
Fiel a “No One Better Connects the World”, a ideia para a carta foi formada quando a gerente de vendas da Delta Enterprise e nativa da Normandia, Virginie Durr, descobriu uma conexão compartilhada e paixão pela Normandia e nossos veteranos da Segunda Guerra Mundial com David Chapman – vice-presidente da Michelin Relações Públicas. Porque o tempo é essencial para os nossos veteranos da Segunda Guerra Mundial, a parceria com a Best Defense Foundation, uma organização sem fins lucrativos especializada no retorno de veteranos aos campos de batalha, foi a solução perfeita para tornar o programa maior e mais acessível para a Grande Geração.
A jornada histórica começou em 31 de maio na cidade natal da Delta, Atlanta, com um desfile pelo terminal internacional do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta. A Dutchtown High School Band, que também foi selecionada para representar o estado da Geórgia e tocar na Normandia para a cerimônia de comemoração, fez uma apresentação empolgante. De clientes a agentes da TSA, todo o terminal ficou em lágrimas enquanto acenava boa viagem para os heróis ansiosos para embarcar no fretamento.
O vice-presidente sênior de vendas globais da Delta, Bob Somers, juntou-se ao programa deste ano para ver em primeira mão a experiência inesquecível criada por esta parceria entre a Delta, a Best Defense Foundation e nossos clientes corporativos. “Muitos deles nunca mais voltaram”, disse Somers. “Ver seus rostos se iluminarem é incrivelmente humilhante.”
“Caros veteranos, como cidadão, como representante do estado neste departamento, garanto que a França nunca os esquecerá e que estaremos sempre presentes todos os anos para lembrar sua luta, suas alegrias, suas tristezas e seus sofrimentos, ” disse o prefeito de Caen, Joël Bruneau, que ofereceu o jantar de despedida. “A França e os franceses estão verdadeiramente empenhados em mostrar-lhe todo o respeito que lhe é devido e todo o reconhecimento da nossa nação pela contribuição decisiva que foi sua na libertação do nosso país.”
A Delta, a Best Defense Foundation e a Michelin compartilham o mesmo compromisso com a liderança servidora e nossa comunidade de veteranos militares e têm a honra de conectar nossos veteranos da Segunda Guerra Mundial com as pessoas e lugares que continuam a impactar 79 anos depois.
“Tendo a Delta Air Lines como parceira e a Michelin como parceira de apoio, podemos ampliá-la para oferecer esta oportunidade a tantos de nossos heróis”, disse Donnie.
Depois de duas missões bem-sucedidas de volta à Normandia, as equipes estão bem encaminhadas com os preparativos para o programa do próximo ano para o 80º aniversário do Dia D.
“As florestas das Ardenas estão silenciosas agora.
A fumaça da batalha fugiu.
Setenta anos e nove se passaram,
Agora apenas lembranças e os mortos.
Um poema de Jack Foy, veterano do Exército da Segunda Guerra Mundial e membro do 3º Exército do General Patton, lido na cerimônia do Dia D em 6 de junho de 2023 no Cemitério Americano da Normandia.