22.9 C
Brasil
sábado, novembro 23, 2024
spot_img

Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e Gasum fecham parceria de fornecimento de GNL e e-GNL renovável para atingir a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e a Gasum assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de GNL ao novo navio da marca MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, bem como uma Carta de Intenções com o objetivo de colaborar no fornecimento de e-GNL sintético feito com energia renovável. Tudo isso faz parte da estratégia da Divisão de Cruzeiros para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em suas operações marítimas até 2050.

A MSC Cruzeiros, terceira maior operadora de cruzeiros do mundo, e a empresa nórdica de energia, Gasum, assinaram uma Carta de Intenções comprometendo-se numa cooperação histórica que visa garantir o acesso da MSC ao gás sintético liquefeito, ou e-GNL, que é produzido usando o hidrogênio, criado por hidrólise com energia renovável e CO2 capturado. Juntas, a Gasum e a MSC Cruzeiros estão criando uma rota viável para reduzir as emissões nas operações de cruzeiros da Companhia com volumes significativos de milhares de toneladas de e-GNL a partir de 2026.

As empresas também assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de gás natural liquefeito, GNL, para o novo navio da Companhia, o MSC Euribia. Com este acordo, a Gasum apoiará a MSC Cruzeiros na redução de emissões de gases com uso imediato de GNL.

O uso de GNL praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e emissões de particulados, reduz consideravelmente as emissões de óxido de nitrogênio e apresenta uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a tecnologia GNL usada a bordo permite que a MSC Cruzeiros mude, a qualquer momento, para biogás liquefeito totalmente renovável (bio-GNL) ou gás sintético (e-GNL), a fim de atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa de até 100%.

Recentemente, o MSC Euribia demonstrou que cruzeiros com emissões neutras são possíveis, ao realizar a primeira viagem de cruzeiro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa da história, graças as reduções nas emissões permitidas pelo biogás liquefeito provido pela Gasum. O navio navegou por quatro dias de Saint-Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, e utilizou o bio-GNL com uma abordagem de balanço de massa, o método mais eficiente para o meio ambiente de utilizar os benefícios do biogás renovável. A MSC Cruzeiros adquiriu mais de 400 toneladas de bio-GNL da Gasum demonstrando seu compromisso com a implantação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões líquidas de gases. A Companhia é a primeira operadora de cruzeiros marítimos a comprar o bio-GNL como fonte de combustível, que provou permitir reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.

Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros, disse: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Gasum em nossa jornada rumo a zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. Garantir um fornecimento confiável de GNL e e-GNL é de fundamental importância para nossos esforços para a descarbonização, e a Carta de Intenções e o acordo de longo prazo que anunciamos são passos significativos nessa jornada. A parceria com a Gasum nos permitirá acessar combustíveis mais novos e mais limpos, necessários para tornar a navegação com zero emissões líquidas uma realidade. Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para intensificar e apoiar nossa indústria com suas metas ambientais. Estamos prontos e ansiosos para adquirir mais desses novos combustíveis”.

Mika Wiljanen, CEO da Gasum, declarou: “Como fornecedor de combustíveis alternativos dedicado à transição energética, a Gasum tem orgulho em oferecer apoio à MSC Cruzeiros, importante protagonista do setor marítimo, em sua busca de melhorar a pegada ambiental de suas operações. Ao mesmo tempo, a MSC Cruzeiros está apoiando o desenvolvimento de um combustível alternativo mais promissor, criando uma real demanda para o produto. Esta Carta de Intenção para o e-GNL é um acordo histórico para o setor marítimo, uma vez que demonstra que o e-GNL estará disponível para o setor de transporte marítimo em um curto espaço de tempo. Estamos também muito satisfeitos com o acordo de fornecimento a longo prazo de GNL, que acreditamos ser o início de uma parceria duradoura”.

O que é e-GNL ou gás sintético

O gás e-GNL pode ser produzido sinteticamente por meio do processo Power-to-Gas. Primeiro, o hidrogênio é produzido a partir da água usando eletricidade renovável, por exemplo, energia eólica ou solar. Depois disso, o hidrogênio pode então ser processado em metano pela adição de dióxido de carbono não fóssil, obtido da captura de carbono.

Este gás metano sintético renovável resultante pode ser trocado por gás natural e biogás totalmente. Quando liquefeito, também pode ser substituído por GNL e biogás liquefeito. Isso significa que pode ser transportado por meio da infraestrutura já existente – caminhões, navios, gasodutos, além de redes de gás já existentes.

Isso também significa que o gás sintético pode ser usado diretamente nos motores bicombustíveis instalados a bordo que atualmente funcionam com gás natural, biogás, GNL ou biogás liquefeito em qualquer proporção. Não há necessidade de investimentos adicionais em novos equipamentos ou modificações.

Ao contrário dos combustíveis alternativos, como amônia ou metanol, que ainda estão em fase de desenvolvimento, tanto em termos de produção, quanto de infraestrutura, o gás sintético, ou e-GNL, é um caminho concreto para a descarbonização dos transportes marítimo e terrestre nos próximos anos.

O objetivo estratégico da Gasum é colocar no mercado sete terawatts/hora (7 TWh) de gás renovável por ano até 2027. Alcançar essa meta significaria uma redução cumulativa anual de dióxido de carbono de 1,8 milhão de toneladas para os clientes da Gasum.

Recursos e tecnologias ambientais do MSC Euribia:

  • Tonelagem Bruta: 184.011
  • Comprimento: 331 metros
  • Largura: 43 metros
  • Altura: 73,6 metros
  • Capacidade de hóspedes: 6.334

Motores e combustíveis:

  • Quatro motores Wärtsilä Dual Fuel: 2 x 16V46DF e 2 x 12V46DF
  • Motores capazes de funcionar com Gás Natural Liquefeito (GNL) e com gasóleo marítimo com baixo teor de enxofre (MGO)

Primeiro cruzeiro com zero emissões líquidas do mundo:

MSC Euribia completou uma viagem com zero emissões líquidas em sua primeira viagem de St. Nazaire à Copenhague, utilizando bio-GNL, através de um sistema de balanço de massa, o método mais efetivo em termos de custo e mais eficiente em termos ambientais, fornecendo os benefícios do biogás renovável. O MSC Euribia pode ser alimentado por Gás Natural Liquefeito (GNL), que praticamente elimina os óxidos de enxofre e reduz os óxidos de nitrogênio em 85%. Também reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 20% (com base em CO2 equivalente).
O GNL é um combustível de transição: a tecnologia do motor a bordo e os sistemas de combustível já podem usar hoje bio-GNL e o sintético. No futuro, o navio poderá receber retrofits, permitindo que os navios movidos a GNL operem usando metanol verde. A MSC Cruzeiros está empenhada em implantar combustíveis renováveis e acelerar a transição energética para net-zero.
Eficiência energética

MSC Euribia é o projeto de navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos. O navio alcançará um IMO Energy Efficiency Design Index (EEDI) 55% melhor do que o exigido atualmente e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo. O MSC Euribia emitirá até 19% menos emissões de gases de efeito estufa por hóspede, por dia, do que seus navios irmãos que usam combustíveis marítimos convencionais. O MSC Euribia emitirá até 44% menos emissões de gases de efeito estufa por hóspede, por dia, do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Instalações avançadas de tratamento de água e resíduos

As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em todo o mundo. Nossa tecnologia atende aos mais rigorosos padrões internacionais da IMO – incluindo o chamado padrão Báltico. O navio também possui sistemas abrangentes para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados a bordo.
A MSC Cruzeiros está comprometida em ser uma marca com zero emissões líquidas de GEE até 2050

A intensidade das emissões de nossas operações diminuiu 33,5% desde 2008 e alcançaremos uma redução de 40% antes da meta da IMO de 2030. Alcançar zero emissões líquidas exigirá mais do que encontrar mais eficiência operacional: estamos adotando novas tecnologias e mudando para combustíveis renováveis e sem carbono. Estamos trabalhando com fornecedores de combustível e outros na implantação de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados e biogás. Olhando para o futuro, o hidrogênio verde e o metanol verde provavelmente contribuirão para nossa descarbonização, assim como os eletrocombustíveis (e-fuels) sintéticos. Nosso foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser usadas mundialmente.

 

Sobre a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima, está sediada em Genebra, na Suíça, e tem duas marcas distintas em sua estrutura – a marca contemporânea e a de luxo.
A MSC Cruzeiros, a marca contemporânea, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e Sul da África, com a maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
Sua frota possui 22 modernos navios combinados com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios e está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2025.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo. Para saber mais sobre os itinerários da MSC Cruzeiros e a experiência a bordo de seus navios, clique aqui.
Enquanto isso, a marca de luxo, Explora Journeys, começará a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. O primeiro navio terá uma tonelagem bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes dos mares, todas com varandas ou terraços com vista para o mar. Esses luxuosos navios apresentarão ao segmento de luxo uma ampla gama de novas experiências para hóspedes e outras atividades, bem como proporções generosas de espaços públicos, além de apresentar um design altamente inovador. Para saber mais sobre a Explora Journeys, clique aqui.
A MSC Cruzeiros está há muito tempo comprometida com a gestão ambiental com uma meta de longo prazo de atingir zero emissões em suas operações. A Empresa também é uma investidora significativa em tecnologias ambientais marítimas da próxima geração, com o objetivo de apoiar seu desenvolvimento acelerado e disponibilidade em toda a indústria. Para saber mais sobre o compromisso ambiental da Empresa, clique aqui.
Por fim, para saber mais sobre a MSC Foundation, que faz parte do Grupo MSC para liderar, focar e promover seus compromissos de conservação, humanitários e culturais, consulte aqui.

 

Sobre a Gasum

A empresa nórdica de energia Gasum é especialista no setor de gás e no mercado de energia. A Gasum oferece a energia mais limpa e serviços especializados no mercado de energia para a indústria, bem como soluções de combustíveis mais limpos para o transporte rodoviário e marítimo. A empresa ajuda seus clientes não apenas a reduzir sua pegada de carbono, mas também a da própria empresa. Juntamente com seus parceiros, a Gasum promove o desenvolvimento rumo a um futuro neutro em carbono em terra e no mar.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles