A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou nesta quarta-feira (28) da 2ª edição do evento FAL Connections da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em Brasília (DF). Organizado pela Coordenadoria de Facilitação (CFAL) da ANAC. O encontro teve como objetivo fomentar o debate, as ações e as trocas de experiências sobre os principais assuntos relacionados à “Facilitação do Transporte Aéreo”, que é uma ampla área da aviação, com recomendações e melhores práticas emanadas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).
A entidade participou do painel de abertura do evento, mostrando na prática como funcionam ações conjuntas entre a ABEAR e Aeroportos do Brasil (ABR), associação que reúne as empresas concessionárias de aeródromos brasileiros. As entidades possuem um convênio de cooperação técnica que visa a melhoria contínua na prestação de serviços pelas empresas aéreas e aeroportos associados, respectivamente, às entidades.
“Temos acompanhado de perto as agendas do setor e estamos sintonizados, atuando de forma conjunta em diversas frentes. Importante destacar que a facilitação é um dos pilares desse nosso trabalho com a ABR, pois temos atuado de maneira proativa na resolução e operacionalização de determinadas questões sem que seja necessária a mediação da ANAC, que é a última instância desse processo”, afirma o consultor técnico da ABEAR, Raul Souza, que conduziu a apresentação. O tópico “Menor desacompanhado na área restrita de segurança” é um exemplo de tema que está sendo discutido e operacionalizado pelas entidades.
“Existem diversos desafios a serem enfrentados, mas, a partir do momento que ABR e ABEAR conjugam seus esforços, é possível lidar com essa agenda de forma mais propositiva e célere nos temas de interesse”, disse a especialista jurídica da ABR, Raquel Carvalho, que representou a associação no painel.
O evento, com programação também na quinta-feira (29), reuniu players do setor aéreo e representantes de entidades como a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a norte-americana Administração de Segurança de Transporte (TSA), além de companhias aéreas.